Caros leitores, escrevo o presente texto de opinião para expressar um sentimento de alento ao acompanhar algumas das oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito do COVID-19, ao perceber figuras folclóricas na CPI, com sofrível discurso e esparso raciocínio, que tornam dificílimo o esforço para acompanhar, bem como testemunhas e investigados treinados exaustivamente à mídia training com ênfase em elidir sua responsabilidade civil e criminal. Há momentos interessantes de personagens políticos que merecem a atenção do espectro de direita.
Alessandro Vieira, Senador por Sergipe, tendo posturas altamente congruentes com valores liberais e conservadores, inclusive incrustado em alguns de seus votos, ganhou destaque na CPI do Covid por apresentar de maneira objetiva, precisa e contundente perguntas, questionamentos claros, muitas vezes obtendo respostas e revelações inesperadas dos investigados e testemunhas, sendo igualmente uma voz da razão em discussões infrutíferas dos membros da CPI do Covid. Além de te fortes vínculos com o RenovaBR, iniciativa com inspiração em valores liberais tem sido uma voz independente em segmentos de Direita que arrependem-se no voto em Jair Bolsonaro.
Simone Tebet, Senadora por Mato Grosso do Sul, filha do histórico Senador Ramez Tebet, o qual herdou além do sobrenome, a arguta capacidade política de compreensão do cenário político, com didática de uma Professora Universitária, igualmente figura que ganhou um positivo destaque em vários veículos de comunicação, pela capacidade, desenvoltura, objetividade e foco na atuação da CPI, com excelente desempenho na elucidação dos fatos. Simone Tebet tem uma linha de investigação que pôs em cheque a apresentação do Governo Federal do sinistro episódio Luis Miranda/Covaxin.
Ambos os Senadores emergem durante um período triste da história, no caso a morte de centenas de milhares de brasileiros, mas são personagens políticos que não estavam na percepção mainstream de eleitores de Direita, entre os quais este autor inclui-se. Além da defesa de pautas e ideais, a postura e discursos são importante elemento que marcam posicionamento(igualmente há carestia nesse quesito nos representantes da Direita), de maneira sóbria, mas alta capacidade de fazer o que David Horowitz ensina na sua obra “Guerra Política” bem como sendo capaz de engajar a militância/movimentos de Direita, como preleciona Saul Alinsky. Ambos personagens merecem a atenção de movimentos e eleitores de Direita.
Juliano Rafael Teixeira Enamoto é Católico, formado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia e Servidor Público Municipal.