Opinião Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2021, 07h:45 | Atualizado:

Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2021, 07h:45 | Atualizado:

Camila Delgado

Por onde a gordura anda?

 

CAMILA DELGADO

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

camiladelgado.jpg

 

A gordura é formada bioquimicamente por moléculas de ácidos graxos e glicerol, e sim, quando consumidos de forma exagerada fazem um estrago. Ela diminui o calibre dos vasos sanguíneos, sobrecarrega o fígado e altera bactérias intestinais. De forma geral, nos tornamos inflamados quando a gordura está em excesso em excesso no organismo

Ela  é um dos chamados macronutrientes que percorrem o sistema linfático, no qual também está presentes células e marcadores da nossa imunidade. Sabe aquele hemograma completo que pedimos? Esse mesmo que é feito em consultas triviais? Nesse sistema também percorre a gordura. Por isso que a obesidade é considerada uma doença inflamatória, tão grave quanto a de doenças de pessoas acamadas? Porque essa comparação? Pois muitas pessoas acima do peso ainda conseguem viver sem precisar ficar presa a uma cama de hospital continuam sem considerar que o tempo de vida diminui à medida que seguem negligenciando a gordura. Isso é tão grave quanto o indivíduo hospitalizado.

Para a gordura deixar nosso corpo ela percorre 5 etapas. As duas últimas são as mais exploradas por marcas de medicamentos, cremes e tratamentos que garantem que ela sai, muitas vezes, pelo xixi ou suor. Claro que isso não ocorre. O tecido adiposo é mais complexo do que imaginamos.  Esses 2 últimos processos seguem pela lipólise (quebra de gordura) e oxidação. O órgão responsável pela oxidação de gordura é o PULMÃO, isso mesmo, o pulmão, isso porque quando o mesmo faz troca respiratória você utiliza a gordura como fonte de energia.

Sim, é o pulmão que oxida gordura, não é o gel redutor, o diurético. Mas o pulmão! Chocados com isso não é mesmo? Por isso a atividade física é imprescindível para esse processo.

E uma última notícia sobre isso é que há uma via bioquímica para esse processo e que a glicose (carboidrato) faz também parte dessa engrenagem. Retirar o carboidrato da dieta faz com que ocorra a perda de água e não de gordura! Também é perdida massa muscular, tão imprescindível para a manutenção da saúde.

Então, cuidado com os erros do emagrecimento, procure profissionais capacitados.

*Camila Delgado é nutricionista com especialidade em nutrição esportiva e compartilha muitos conteúdos sobre alimentação, exercícios e estilo de vida nas redes sociais @camiladelgadonutri

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet