07 de Dezembro de 2019,

Opinião

A | A

Quinta-Feira, 06 de Março de 2014, 13h:45 | Atualizado:

Pedro Nadaf

Simplicidade com inovação

nadaf.jpg

 

O sucesso vem geralmente àqueles que estão muito ocupados para estar procurando por ele.’, esta frase do escritor, filósofo e ensaísta americano Henry David Thoreau, que viveu no século XIX, pode muito bem ser aplicada em pleno século XXI. Percebo no meu dia a dia, que muitas pessoas bem-sucedidas correram atrás da fama, mas sim, de cumprir objetivos importantes para um projeto de vida estável, que nem sempre se consolida a curto prazo. 

Se fosse pra eu enumerar a quantidade de histórias que eu conheço de pessoas que superaram obstáculos e hoje são verdadeiros cases de sucesso, precisaria mais que uma edição inteira de jornal. Tem muita gente que traz o sucesso à tona depois de superar obstáculos, de trabalhar de forma incansável, de estudar muito, de muitas noites em claro, de se ausentar forçosamente dos familiares e amigos. 

Muitas vezes aprende com os fracassos, e não desiste da luta para crescer, ver seus negócios prosperarem, adquirir produtos, educar e formar filhos e assim vai... Ou seja, tem atitude e perseverança. Neste processo, muitos empreendedores passam por mudanças, e não são raras as vezes que se veem à frente do êxito, o inserindo ao seu estado puramente pessoal. Ocorre, entretanto, que nem sempre o processo de crescimento, a trajetória e tão pouco o quanto foi árdua a caminhada são difundidas. 

Homens e mulheres trilham seus caminhos, empreendendo e muitas vezes chegam a se surpreender quando obtêm know how técnico que ajudam a inovar e a fazerem a diferença em seus respectivos negócios, por mais simples que ele possa parecer. Recentemente li um case do mecânico mineiro, Alexandre Dias Generoso, que colocou o passo a passo do conserto dos veículos de seus clientes no YouTube, o qual de canal do empresário. 

O sucesso do mecânico, que investiu em seu negócio seu próprio veículo, foi tão grande que seu faturamento aumento em 20% e ele passou a receber renda extra de R$ 6.500 por mês do Google, para inserir vídeos publicitários no início de seus filmes, pois tem comprovadamente 2 milhões de acessos mensais e 112 mil assinantes. Seu sucesso é atribuído à transparência do serviço que executa, nada mais do que credibilidade. 

Continuando na simplicidade, que com diferencial pode ser modelo de inovação, vale citar o case da empresária do Distrito Federal, Agda Oliver, também proprietária de uma oficina mecânica, que se destaca no mercado, por colocar a mulher como a maior inspiração para o sucesso do seu negócio, oferecendo atendimento personalizado e exclusivo ao sexo feminino, que inclui cursos e salão de beleza. Seu case de sucesso conquistou o troféu ouro do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, etapa nacional. Que todos que empreendem possam encontrar seu foco, e inovar, pois por mais simples que seja o negócio, e por mais que exista competição, há sempre possibilidades de inovar e conquistar uma importante fatia do mercado.

PEDRO NADAF é secretário-chefe da Casa Civil

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS