Opinião Domingo, 07 de Junho de 2020, 12h:08 | Atualizado:

Domingo, 07 de Junho de 2020, 12h:08 | Atualizado:

Manoel Vicente de Barros

Sua máscara está te sufocando?

 

Manoel Vicente de Barros

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

manoelbarros-artigo.jpg

 

Acordar, banho, colocar a máscara, trabalho, bom dia, boa tarde, boa noite, tirar a máscara, dormir.  Mais um dia, colocar a máscara, repetir, tirar a máscara, dormir. 

Está cansado? É normal, é comum, é o esperado. 

Cansa mesmo, carregar uma máscara impede que vejam seu rosto, não deixa sua voz ser ouvida. A gente até esquece como era sorrir quando não precisava dela. 

Muito mais que a máscara de tecido, a máscara social não protege, sufoca.

Fingir que está tudo bem, vestir um sorriso falso, contatos sociais sem sentido e relações tóxicas já eram o decreto em muitas repartições, empresas, famílias e casais. 

Eu, como psiquiatra, sempre deixei claro que tirar a máscara é permitido, pode ser assustador, você se sente exposto, desprotegido, mas é um grande passo para ficar bem. 

O processo de melhorar passa pela admissão, para você mesmo, que aquela fachada é falsa, esconder, nesse caso, só deixa o problema maior e te deixa longe de um progresso. 

“Nao Posso Respirar”

Última frase dita antes do assassinato de George Floyd nos Estados Unidos por um policial, desencadeou a mais recente onda de protestos da população negra, que não aguenta mais ser sufocada diariamente. 

Racismo é uma doença que já devia ter sido curada. Preconceito estrutural não tampa só a boca, anula o sofrimento, estrangula o crescimento econômico e amarra o desenvolvimento social de uma parcela da população.

Sou branco, nunca passei por isso, nunca vivi as insidiosas, lentas e silenciosas microagressões racistas que contaminam nossas interações. 

Nunca fui seguido por seguranças, ninguém ficou surpreso com alguma conquista acadêmica ou intelectual e minha aparência nunca me prejudicou em entrevistas de emprego. 

Se quiser fingir que nada disso tem a ver com minha cor, eu entro nessa dinâmica cínica e disfuncional de acreditar que as oportunidades são iguais, que o mérito é todo meu e com esforço todos terão as mesmas oportunidades.  

A sociedade veste essa falsa máscara de igualitária e inocente. 

Eu, como cidadão, quero ajudar a tirar essa fachada que acoberta o racismo no trabalho, na família ou em casa.

Espero que as manifestações atuais toquem nessa ferida não cicatrizada e exponham nossa verdadeira face. 

Temos medo do que tem por baixo, mas é o primeiro passo para a melhora e se esconder não é uma opção. 

Manoel Vicente de Barros é Médico Psiquiatra em Cuiabá e atua no tratamento de Depressão e Ansiedade, CRM 8273, RQE 4866.  Instagram @dr.manoelvicente

 





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Eleitor

    Segunda-Feira, 08 de Junho de 2020, 09h21
  • No post anterior publiquei, por equívoco, o link de um outro debate, que não tem a participação do Ben Shapiro. Não estou encontrando o vídeo inteiro. O link da versão editada, legendada, está correto.
    1
    0



  • Eleitor

    Segunda-Feira, 08 de Junho de 2020, 09h18
  • Para quem estiver interessado numa opinião mais séria sobre o tal "racismo estrutural" e outras invencionices da esquerda, recomendo esse vídeo de um debate do Ben Shapiro. Infelizmente a versão completa só possui legendas em inglês, mas vale a pena pra quem entende bem (https://www.youtube.com/watch?v=gilKVQ-5JEo). Também vou postar o link de um pequeno trecho editado, que tem legendas em português. (https://www.youtube.com/watch?v=5iXnVIeHhQw). Informe-se. Não se deixe levar por discursinhos enlatados. Você não é racista. Não permita que te rotulem assim.
    1
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet