A chamada em questão tem como vertente principal, um tema que é abordado diuturnamente, e está em pauta na imprensa do Brasil; Segurança Pública.
A mesma, se encontra em evidência constantemente em função de uma série de nuances, entre as quais, algumas sobressaem, a constante sensação de insegurança, somado ao medo, que está presente na vida de grande parte da sociedade civil brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos e, em Mato Grosso não é diferente.
Classe social é um conceito que se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema capitalista, no qual ocorre uma hierarquia de grupos sociais, as classes, que possuem diferentes importâncias e, ocupam cargos diferentes dentro da divisão social do trabalho.
Chamamos o fenômeno que permite essa divisão; de todas as classes sociais independentemente de escala de maior riqueza ou pobreza, pois todos nós estamos sob os cuidados do aparelho de Segurança Pública.
No século XXI, o aparelho de Segurança Pública, vem se modernizando, com armamentos pesados, maior número de viaturas, treinamento de praças e por aí vai. Porém, era latente a falta de maior efetivo nos quadros da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de Mato Grosso; ocorrendo assim, déficit no efetivo militar.
No ano passado, às redes sociais mostraram trabalho hercúleo do atuante deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), reivindicando sempre junto ao governador do Estado Mauro Mendes, a realização de concurso público na área de Segurança Pública.
O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), passou a reiterar com maior veemência o pedido junto ao Governador Mauro Mendes, após o acontecimento de uma confusão generalizada, na manhã de sábado (25/12) no município de Poxoréo localizado (a 259 Km de Cuiabá).
A Polícia Militar (PM) havia sido acionada para auxiliar na remoção de carros que bloqueavam uma rodovia, porém os mesmos, foram recebidos com garrafadas jogadas por pessoas que estavam aglomeradas em comemoração ao Natal; com grande número de pessoas embriagadas. A Polícia Militar (PM), estava apenas cumprindo o seu papel de manter a ordem, preservação do patrimônio público e de vidas; detiveram um dos responsáveis pela obstrução da via, em resposta, os demais envolvidos começaram a jogar garrafas em direção à viatura policial, desta forma, se tornando verdadeiro campo de guerra.
Finalmente surgiu o tão sonhado edital do concurso público para policiais militares.
O governador do Estado Mauro Mendes, sensível às justíssimas reivindicações implementadas pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) e seus pares. O governador publica edital, as vagas são para Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), as inscrições para o concurso, serão aceitas do dia 12 ao dia 24 de janeiro, o edital dispõe de 1.200 vagas.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo
Cleidiane
Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2022, 16h02Silvano
Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2022, 15h58Anderson Siqueira
Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2022, 15h55