07 de Dezembro de 2019,

Opinião

A | A

Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019, 12h:02 | Atualizado:

Eder Moraes

Vencendo Gigantes da Alma – Capítulo V: desespero

Eder-artigo

 

Primeiramente, agradeço a você, leitor, e às centenas de mensagens de agradecimento e reconhecimento do valor que as palavras trazidas nesta sequência de artigos, já no seu capítulo V, têm tido no cotidiano das pessoas. Pode parecer presunção, mas não é! É apenas a palavra de Deus tocando vossos corações.

A palavra DESESPERO, tema deste artigo, vem do latim DESPERARE: “perder a esperança”, formado por DES – negativo, mais SPERARE – ter esperança, derivado de SPES “esperança, desejo”.

Em II Coríntios, 1:8, é dito: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos”.

O desespero advém quando não mais podemos efetuar ou reparar algo. É uma miscelânea de culpa, repressão, timidez e indolência. É a absoluta falta histórica do tempo certo para resolvermos os conflitos. O desespero é humano, porque somente o homem pode saber o que é desespero. Os animais não sofrem dessa enfermidade; ela é estritamente suscetível aos homens.

Sendo humanos, podemos ser aprisionados pelo desespero e, assim, nos perdermos em nossa jornada pela vida cristã, como bem retratou Bunyan, John em seu livro “O Peregrino” (aconselho a ler o livro). O desespero nunca anda sozinho, está sempre acompanhado pela pior de todas as prisões em que podemos estar encarcerados: a prisão da dúvida.

O desespero tira de nós a esperança, cega nossos olhos quanto ao futuro. Juntamente com a dúvida, o desespero nos leva a uma profundidade de angústia, em que parece que só a morte é a solução para nós. Não conseguimos mais ver o sol da justiça, a luz desaparece, não temos mais fome, sede ou queremos relacionamentos com ninguém. Só existe uma forma de se livrar do gigante do desespero e essa solução chama: “A chave da Promessa”. 

Jesus nos prometeu, em João 14:33: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se Jesus venceu o mundo e as aflições, Ele pode conceder-lhe a vitória para sua vida. Em Mateus, 28:20, Ele diz: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século”. Também promete estar presente com você em todos os momentos. Em Isaías, 43:1-3, o senhor nosso Deus faz as seguintes afirmações: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, Tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador”.

Não olhe para a grandiosidade de seus problemas, olhe para a grandiosidade de Deus. Mesmo que pareça que a noite está escura ou que a tempestade não vai passar, Deus está no barco com você, não tens o que temer. Derrote hoje o gigante do desespero em nome de “JEOVÁ RAFA” e lance para longe de você os portões da dúvida, confessando e crendo no poder e nas promessas de Jesus.

Levante sua cabeça e comece a cantar o seu hino da vitória. Deus colocou uma canção em seu coração, então comece a cantá-la, mesmo que os portões da dúvida estejam fechados, mesmo que o gigante do desespero lhe aflija pela sua deformação, cante! Cante e confie nas promessas de Jesus, pois Ele é fiel nas suas promessas.

Não temas, crê somente.

*EDER DE MORAES DIAS é Ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso; Casa Civil; Secopa; MT FOMENTO; Articulação Institucional em Brasília; Ex-secretário de Educação VG; Ex-secretário de Governo VG ; Ex-secretário de fazenda VG; Bacharel em Direito; Gestão Comercial; Gestão de Agronegócios; Pós Graduado em Direito Constitucional; Filosofia e Direitos Humanos; Governança Corporativa; MBA em Contabilidade, Economia e Administração de Empresas; MBA em Psicanálise Clínica, Cursando Procedimentos Gerenciais Tecnólogo, MBA Ciências Políticas e  iniciante em TEOLOGIA.

 

 

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Guiga | Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019, 15h55
    2
    0

    Esse folhamax se transformou em folhetim de presidiário? Absurdo

  • DEUS | Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019, 15h38
    0
    0

    PARABÉNS BELÍSSIMO ARTIGO. independente de qualquer coisa somos todos filho de DEUS.

  • paulo | Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019, 15h35
    1
    0

    voce é uma vergonha...imoral....vazaaaaaaaaaaa de MT........

  • Fabiani Alder | Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019, 14h31
    1
    0

    CONTINUAM DANDO PALCO PRA PALHAÇO!

  • Observador. | Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019, 13h07
    8
    0

    Cuidado com o nível dos colunistas, aqui não questiono o intelecto e sim o caráter.

  • Clara | Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019, 12h51
    7
    1

    Primeiro Silval e agora Éder Moraes. Quem será o próximo a se valer da palavra de Deus com falsa profeta ou se fazer de Madalena arrependida. Isso sem desmerecer Madalena, é óbvio.

  • Marilson | Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019, 12h22
    8
    1

    Éder, tive a curiosidade de ler seu artigo e vi ali um compilado de trechos bíblicos pra justificar o título do artigo. Sinceramente,considero que você deveria fazer um belo artigo e colocar em letras claras todo o mal feito que você fez ao longo de anos. No final do artigo você destacou uma extensa lista de cargos de ocupou e em muitos deles você operou desvios de verbas vultuosas pra si e para terceiros. Essas são graves acusações que pesam contra você e que o cachorro da esquina sabe. Então, dar bom testemunho do que Deus fez na sua vida, implica na necessária via da verdade, confessar pecados. Se Deus transformou sua vida, no mínimo você deveria abrir o livro e agir com profunda verdade em tudo, passado, presente e futuro. A fé de muitas pessoas esfriaram por conta desse tipo de atitude contraditória, ou seja, gente que muito fala e pouco ou nada vivem acerca das transformações que Deus pode fazer acontecer. Não desconheço o fato de você ser uma pessoa altamente capacitada, contudo, oriento você se afastar da falsa verdade que você mesmo é capaz de criar na sua mente pra se auto justificar no tocante aos erros que cometeu ao longo da vida. Romanos 14:17 - O reino de Deus é justiça, paz e alegria. Antes da paz e alegria que quer desfrutar do Reino, você deve resolver suas contas "justiça". Abraços

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS