Cinquenta e oito pessoas foram presas e vinte e duas deverão ser intimadas nas próximas horas para comparecer ao CISC Cáceres para responder por furto de água feito pelo Serviços de Água e Esgoto de Cáceres (SAEC). Elas são acusadas de violação de hidrômetros e rede (gato).
As prisões são fruto de um trabalho que visa combater o alto índice de perdas da empresa.
Em outra frente, a SAEC atua também no combate a o alto índice de inadimplência. Segundo o gerente, Paulo Donizeti, 28%, das 21 mil ligações cadastradas, não pagam a conta d'água.
'São cerca de 6 mil pessoas que usam, mas não pagam', explicou afirmando que a não arrecadação compromete os custos com a captação, tratamento e distribuição e impede a melhoria do sistema.
Para resolver o problema, a SAEC está oferecendo parcelamento em até seis meses. 'Essa é a regra, mas se for necessário podemos estudar formas que estejam de acordo com as condições do devedor', completou.
Para melhorar este indicadores a prefeitura iniciou a substituição de 12.500 hidrômetros danificados e a hidrometração de mais 4 mil ligações clandestinas.