Um total de 138 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, só neste ano, na região metropolitana. Foram 87, em Cuiabá, e 51 em Várzea Grande. O dados são da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran).
O levantamento, de janeiro a novembro, mostra ainda que 2.059 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito nas duas cidades.
No ano passado, a Deletran registrou, em Cuiabá e Várzea Grande, nesse mesmo período, 175 mortes. Já em relação à quantidade de pessoas feridas, o número registrado de janeiro a novembro de 2020 é menor. Foram 1949.
Nesta semana, a guarda municipal divulgou também a quantidade de registros de acidentes sem vítimas em várzea grande em 2021. De janeiro a novembro, foram registradas 944 ocorrências sem vítimas na cidade.
Esses números divulgados pela Guarda Municipal são apenas dos acidentes de trânsito sem vítimas em que as pessoas envolvidas registraram o boletim de ocorrência. Existem os casos em que os motoristas entram em acordo no local e não acionam a equipe, por exemplo, e por isso não é feito o registro.
Segundo o subcomandante da guarda municipal, Alexander Ortiz, imperícia e imprudência são alguns dos principais motivos de acidentes ocorridos dentro de Várzea Grande, seguidos de utilização de celular enquanto dirige, e conduzir veiculo em estado de embriaguez.