O adolescente Rafael Cassiano de Campos Cunha, de 16 anos, morreu vítima de um afogamento na Cachoeira da Mulata, em Jaciara (143 km de Cuiabá), na tarde deste domingo (8). Rafael era morador de Várzea Grande. O jovem foi localizado após 2 horas de buscas efetuadas por equipes do Corpo de Bombeiros.
Ele foi encontrado preso em raízes, dentro de uma fenda abaixo da queda principal num local de aproximadamente 8 metros de profundidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataramm que vítima estava no rio com mais dois jovens, uma menina e um rapaz.
Em determinado momento, o grupo tentou acessar um local onde a força da água é intensa, momento em que os amigos foram arrastados. Rafael ao ajudar as outras pessoas, submergiu e não foi mais visto.
Ainda conforme a corporação, devido à complexidade do cenário, foi necessário acionar apoio da Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Sucupira, para segurar o fluxo da água, diminuindo a força da correnteza e possibilitar o acesso do mergulhador no local.
Também acionado apoio da Polícia Militar para retirar os banhistas do local, devido a mudança repentina do nível do rio, garantindo a segurança dos banhistas e do profissionais envolvidos na operação.
A visibilidade do local estava muito difícil, sendo necessário adotar as técnicas de busca subaquática. Após 1h30min de buscas, o corpo foi localizado, preso em raízes, sendo necessário usar o cabo guia para desvencilhar a vítima do galhos, para abrir espaço e retirá-la. O corpo foi entregue a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Polícia Civil, para os procedimentos necessários ao caso.
Evangelista
Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2023, 13h57