Polícia Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 14h:39 | Atualizado:

Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 14h:39 | Atualizado:

ESGOTAMENTO

Aos prantos, policial militar afirma que vai abandonar corporação para "ser gente"

 

VITHORIA SAMPAIO
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

policial aos prantos.jpg

 

O vídeo gravado por um policial militar de Guarantã do Norte (715 km de Cuiabá) viralizou nas redes sociais e chama atenção, mais uma vez, para como a saúde mental dos agentes tem sido tratada. Esgotado emocionalmente, durante a gravação, em meio a lágrimas, o servidor afirma que deixará a corporação após quase 19 de serviço, pois precisa "ser tratado como gente".

"Boa tarde senhores, eu tenho 18 anos e 11 meses de serviço, mas eu preciso reconhecer a hora de parar e eu preciso parar. Estou de serviço hoje, estou abandonando e indo para minha casa, não vou vir trabalhar. Para mim chega, eu não quero salário melhor, eu quero ser gente, busquei apoio, mas não tive condições e resolução, então estou indo embora e abandonando os 18 de serviço. Para mim não dá mais", desabafou aos prantos.

O comandante geral da Polícia Militar, Alexandre Correa Mendes, relatou que soube do ocorrido e que o policial já está sendo assistido pelo atendimento especializado da polícia.

"Sei muito bem que precisamos ser mais assistidos. Por outro lado, politizar a dor de irmãos e irmãs de farda é no mínimo irresponsável. Estou trabalhando diariamente pela saúde mental da minha tropa, o policial que nos comoveu chorando em um vídeo já está sob nosso cuidado e atendimento especializado", afirmou.

Mendes disse ainda que todos os policiais que precisarem de ajuda serão amparados, assim como outros 500 que já foram atendidos somente em 2023, sem alerta para manter a ética profissional.

Segundo a Coordenadoria de Assistência Social da Polícia Militar, são apenas 16 psicólogos entre efetivos e contratados, maioria em Cuiabá, disponíveis para atender mais de 7 mil policiais lotados em Mato Grosso. Número corresponde a 1 terapeuta para atender quase 440 agentes.

Acontece que, mesmo com amparo descrito pelo comandante, já foram registradas diversas ocorrências envolvendo policiais militares com problemas relacionados a saúde mental. Recentemente, dois policiais morreram em São José do Rio Claro e todos os agentes do município precisaram ser amparados pelos profissionais da psicologia.





Postar um novo comentário





Comentários (18)

  • Geração nutella!

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 11h05
  • Comecei na PM como soldado, passei por todos os postos de praça e encerrei a carreira como tenente-coronel, e discordo com essa de que "praça carrega a PM nas costas". Como carrega a PM, se quem está todo santo dia no quartel é o oficial? Quantas madrugadas fui acordado com ligação de praças pedindo para que eu fosse até o local de uma ocorrência porque a "ocorrência evoluiu"? Quantos finais de semana e feriados não perdi para resolver bronca de praça alterado? Agora, tenta ligar para algum praça no horário da folga pra ver se encontra o cabra! O que tá faltando pro sargento chorão aí é vergonha na cara!
    1
    3



  • Pinto, seu jumento frustrado!

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 11h00
  • Oficial não férias nem folga respeitado, frequentemente é cobrado e precisa resolver problemas na folga, tem férias interrompidas, convive com o pesadelo de a qualquer momento, a toque de caixa, ser transferido sem justificativa para os piores e mais longicuos lugares. O tal do praça vai um dia no quartel para cumprir mal e porcamente suas 12 horas, folga de dois a três dias, recebe mais do que qualquer servidor da iniciativa privada com curso superior e ainda reclama da vida! Mas a porta está aberta, ao invés de se remoer de inveja, faça o concurso para oficial, inclusive se você for praça pode ascender a oficial administrativo. Frustrado do caralho!
    1
    1



  • Indigninadissimo

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 10h28
  • Infelizmente a fala do comandante só comprova oque o policial diz,depressão é uma doença e precisa ser tratado como tal,a PMMT é grandiosa pelos seus homens e mulheres que saem a rua todos os dias para fazer o impossível pra proteger e dar segurança ao povo de MT,ele fez o vide como desabafo,não para politizar,o sr.como comandante deve ter a responsabilidade de oferecer aos seus comandados um serviço de terapia ocupacional,trabalhar para eles não surtarem,sabemos que não são a maioria que estão assim ou que passarão por essas situação,cada um é cada um,mas tbm o sr.nao pode negar que há sim uma situação complicada acontecendo e que o sr.precisa agir para evitar mal maior,o sr.não é o culpado,mas é o que pode agir,oque pode fazer algo pra melhorar tudo isso.Viva a gloriosa polícia militar do estado de Mato Grosso.
    1
    0



  • Alô Devedores de MT

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 09h53
  • A Vida dos trabalhadores da iniciativa privada no comércio é mais difícil porque se as vendas caem o sala´rio atrasa, muitas vezes não recolhe inss, várias demissões na carteira, trbalha 10 horas para receber 8, subempregos, se ficar doente rua,
    3
    4



  • Mike

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 08h19
  • Tenho 26 anos de PM não tenho problemas algum, se um cara que ganha hj 12 mil reais pode fazer horas extras e receber mais de 2 mil reais de horas extras, tem folga, direitos como férias décimo terceiro licença prêmio etc tá achando ruim só sair e viver por aí com salário mínimo ou desempregado assim como infelizmente 70 por cento da população brasileira, quer sair sai só que lá fora o trem tá pior lá é que ninguém respeita mesmo, tratam funcionários como escravos pra pagar um salário miserável
    6
    8



  • RH jjr3m

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 07h42
  • PMMT precisa de Recursos Humanos com Profissionais Habilitados na função Exemplo: Pisicologo Médico Assistente social (todos Civis) Observe: O Policial PM não vai se Abrir a situação Crise para 1 OFICIAL nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa [Cabeça de Oficial é =...] ele é treinador formado só para aquilo é de 3 a 4 anos de formação como Aluno ele Repassa Trata seu SUBORDINADO como foi Formado] Fiz CPOR NPOR no EB tenho COLEGAS porque AMIGOS não posso dizer O COMPORTAMENTO AUTORITARISMO no dia a dia já diz tudo.. Assim o SUBORDINADO pena igual esse Guerreiro.. Excesso Trabalho Sobrecarga jornada Salário Pessimooooo mas as pressoes.. Duro que a verdade ea realidade dói e incomoda.
    9
    3



  • ACADEMICO RH

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 07h32
  • OAB + CDH + IMPRENSA TV GLOBO RECORD [ajuda essa instituição] RECENTEMENTE 1 PM MATOU O COLEGA E EM SEGUIDA SUICÍDIOU-SE SEGUIDA OUTRO SE ENFORCOU Governo e Deputados OS CORONÉIS ESTÁ COM OLHOS VEDADOS
    8
    1



  • Joao Graduado RH

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 04h17
  • Senhores Doutores e Comissão Direitos Humanos. Pior Cego é aquele que Enxerga mas não quer Ver. GOVERNADOR e DEPUTADOS. Essa Intituiçao precisa Tirar Banir extinguir esses QUE está A FRENTE nas DIRETORIA e tercerizar COLOCANDO cada 1 no seu TABLADO ...Cria se EQUIPES TÉCNICAS DE PROFISSIONAIS Devidamente Habilitados em Suas Respectivas Funções. O que não é nesta Instituição. NAO se vê isso nas EMPRESAS tipo Coca-Cola 3cinco etc... Mas Além na Polícia Federal na PRF etc... Só nesta P M. Alguma coisa tá ERRADA ou os CHEFOES que está lá nas Funções ERRADA tá Certinho ou O Formado MESTRE em RH recursos humanos TA errado. POUCOS DIAS veio a PÚBICO 1 homicídio entre Si entre ELES e + 2 Suicídio Esse Vídeo o PM está a Beira de 1 Suicídio. TERCERIZA TODAS essas Funções administrativa que esses ESTRELADOS e GRADUADO Sabe e é formado pra Lidar com CRIME infratores da Lei COM SAUDE do EFETIVO da TROPA. são uma NÉ-GA-C?O.
    6
    1



  • Pinto

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 00h28
  • Cade melhorar salário ninguém faz nada pela PM...so serviço nada mas
    15
    2



  • Pinto

    Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 00h05
  • Só acontece isso com praças .. praças carrega a PM nas costas ....ganha pouco....e vive sendo humilhado essa que é a verdade
    15
    1



  • Zé Loco

    Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 21h03
  • Esse é o tipo de servidor público que eu respeito. É vocacionado, gosta de ser policial, trabalha com afinco. Porém, já ouvi de alguns soldados (principalmente) que os gritos e esporros são comuns contra eles. Comandantes com síndrome de Deus e governantes que acham que só eles merecem ter bons salários.
    22
    0



  • Marcos

    Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 18h58
  • Infelizmente, o Estado não presta serviço de amparo a saúde mental dos servidores, seja na educação, segurança pública, saúde etc.
    19
    0



  • Davi

    Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 18h03
  • Infelizmente a PM está sobrecarregada de trabalho em decorrência da ausência de uma política de recomposição de seus quadros, algo que se asseverou no governo Taques e no governo Mauro Mendes. Há enormes perdas salarias em razão da não correção salarial pelo atual governador que passou a descumprir a lei em relação à revisão geral anual com base na inflação apresentada, não há o pagamento do adicional noturno ou periculosidade previstos na Lei Complementar nº 555, de 29 de dezembro de 2014 (Estatuto dos Militares do Estado de Mato Grosso), não há pagamento de sobreaviso. Todos esses direitos são pagos à polícia civil, penal e ao sócio-educativo, o que torna à Polícia Militar uma espécie de "persona non grata" da Segurança Pública, o "patinho feio esquecido". Só é lembrada em caso de prisões, apreensões, aumento da arrecadação em sua atividade de apoio à fiscalização aduaneira. Criou-se as escalas extraordinárias que deveriam ser VOLUNTÁRIAS, contudo, passaram a SER OBRIGATÓRIAS. Então, mesmo que o policial tenha um compromisso anteriormente assumido em seu horário de folga nada garante que ele de fato estará de folga e poderá ir na formatura do filho, em um casamento. A escala extraordinária além desse aspecto OBRIGATÓRIO, em decorrência das ENORMES PERDAS SALARIAS dos servidores do Estado, especialmente dos militares (que não podem ser sindicalizados ou fazer greve ou manifestações públicas) ao invés de ser uma exceção na vida do policial militar, se tornou uma regra. Dessa forma, ele não tem tempo de descanso, não tem tempo para a família o que tem gerado aumento do estresse que reverbera em DESENTENDIMENTOS COM SEUS COLEGAS DE SERVIÇO, FAMILIARES, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, VIOLÊNCIA NO ATENDIMENTO DE OCORRÊNCIAS E POR FIM, SUICÍDIO.
    21
    0



  • Marcelo

    Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 17h57
  • Até 2014 não tinha plano de carreira, sobre carga de serviço, afetou o psicológico de muitos, e vai continuar, estive-lá.!
    12
    0



  • Cabo

    Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 17h45
  • Esse Militar só não tem coragem de falar, mas o que ele quer é salário e folga sim para que possa conviver e ver seus filhos crescerem.
    20
    0



  • Pra farreá tá bom né?

    Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 17h40
  • Isso aí tá esgotado só mesmo pra trabalhar direito! Dá um atestado pra ver se amanhã não tá de manhã na academia, de tarde no bico e de noite no buteco!
    7
    18



  • Militar PMMT

    Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 17h15
  • Tem vários que estão passando por isso, tem vergonha de falar, não podem se expressar e fingem ser fortes. "Somos os últimos escravos do Brasil".
    23
    2



  • Frescura no tóba!

    Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2023, 16h52
  • Tomar no cesso! Imagina se vira moda, o cara tá na metade da carreira ainda, dá uma de coitadinho e o Estado é obrigado a pagar por suas loucuras! Chega a ser uma vergonha, devia deixar ele faltar à vontade ao serviço e demetir esse merda por deserção!
    5
    22











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet