A falta de iluminação e os assaltos dentro e no entorno do campus da UFMT (Universidade Federal em Mato Grosso) em Cuiabá têm gerado insegurança entre os alunos que estudam na instituição. Conforme o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da instituição, pelo menos 30 roubos teriam ocorrido nesses locais este ano. Por meio de nota, no entanto, a UFMT disse que nenhum caso foi registrado nos últimos meses na Coordenação de Segurança.
“Um colega de curso foi assaltado em frente ao ginásio às 9h30 da manhã, por um ciclista armado com uma faca. E tem outros casos também”, disse uma estudante, que pediu para não ter o nome divulgado. Ela conta ainda que, para ir de um bloco a outro à noite, somente de ônibus, porque ‘não há o mínimo de segurança’.
O coordenador geral do DCE na UFMT Vinicius Fernandes afirma que o diretório tem acompanhado os relatos a respeito da falta de segurança no campus e também na região ao redor. “Este ano ocorreram, pelo menos, uns 30 casos assaltos”, declarou.
Ele disse ainda que as regiões do bosque dentro da instituição - próximo ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – e nas proximidades do viaduto da UFMT são as mais críticas em relação à iluminação. “Isso facilita a ação de bandidos”, disse Fernandes. “A segurança que existe é patrimonial, não para os alunos”, acrescentou.
O coordenador disse também que já foram cobradas providências em relação à iluminação e que o DCE pretende organizar um seminário para tratar sobre a segurança na UFMT. “Nós somos contra a Polícia Militar dentro do campus, mas entendemos que deve haver outras maneiras de se combater a violência”, afirmou.
Outro lado
Por meio de nota, a UFMT informou que nenhum assalto foi registrado na Coordenação de Segurança do campus nos últimos meses e ressaltou que o registro de casos ajuda no combate a esse tipo de ocorrência. A coordenação afirmou ainda que são mantidas rondas dentro dos limites do campus e a guarda nos prédios.
Sobre a iluminação, a UFMT disse que a manutenção ocorre de forma contínua, com trocas de lâmpadas das áreas internas e externas, e que foi instalada nova iluminação na praça do Restaurante Universitário. Uma ronda deverá ser feita para detectar se há locais com problemas, a fim de que sejam solucionados.
A prefeitura disse também que deverá ser implementado, em breve, os projetos da praça da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev) e de manutenção de todas as luminárias do canteiro da avenida central.