Polícia Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 19h:12 | Atualizado:

Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 19h:12 | Atualizado:

BBB

Câmeras ajudam prender causador de aborto e caloteiro de pensão

Tecnologia de reconhecimento facial ajudou na identificação dos foragidos

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

vigia mais.jpg

 

O programa Vigia Mais MT auxiliou na detenção de dois homens com mandados de prisão em aberto, por meio da atuação integrada das câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares. Com essas ocorrências, já são quatro prisões realizadas com o apoio da tecnologia do programa nos últimos cinco dias.

A primeira prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (17), no centro de Cuiabá. As câmeras de vigilância com tecnologia de reconhecimento facial identificaram um homem com mandado de prisão em aberto. 

Após checagem no sistema, foi confirmado que o mandado havia sido expedido em 31 de julho de 2021, pela Segunda Vara Especializada de Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), referente ao não pagamento de pensão alimentícia.

A central de videomonitoramento acompanhou o deslocamento do homem pelas câmeras da região e repassou as informações em tempo real às equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar, que realizaram a abordagem com sucesso. O homem foi conduzido à unidade da Polícia Judiciária Civil (PJC) para os procedimentos legais.

A segunda ocorrência foi registrada na quarta-feira (16), quando o sistema de Leitura Automática de Placas (LPR) identificou um veículo registrado em nome de um suspeito com mandado de prisão em aberto. O carro foi flagrado trafegando nas proximidades da Ponte Nova, em Cuiabá.

As informações foram imediatamente repassadas às equipes do 10º Batalhão da Polícia Militar que, com o apoio da Força Tática, efetuaram a abordagem do veículo. 

Durante a checagem da documentação, foi constatado que o condutor possuía mandado de prisão expedido em 28 de fevereiro de 2025, pela Primeira Vara Criminal do TJMT, por provocar aborto )artigos 125 e 127 do Código Penal - Lei nº 2.848). O homem foi conduzido à unidade da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. 

Vigia Mais MT

Criado pelo Governo de Mato Grosso há dois anos, o programa Vigia Mais MT já conta com a adesão de 128 municípios e alcança resultados expressivos no reforço à segurança pública por meio do videomonitoramento.

Até o momento, 13.600 câmeras já estão em pleno funcionamento, integradas ao sistema. Além das administrações municipais, o programa também envolve a participação de 89 associações e sindicatos com registro em CNPJ, mais de 370 escolas estaduais, cinco secretarias de Estado e uma autarquia.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet