O motorista de uma carreta Scania de cor vermelha gravou um vídeo acusando o condutor de um carro oficial da Nova Rota do Oeste, - concessionária que adminitra a rodovia federal-, de frear bruscamente, parar sobre a pista da BR-163, no trecho que liga Lucas do Rio Verde a Nova Mutum, e provocar um acidente que por pouco não envolveu outros veículos de carga.
As imagens publicadas pelo site Nortão MT nesta segunda-feira (22) mostram o cavalo mecânico quase desconectado do vagão e a cabine bastante danificada. O homem ainda acusou o motorista de fugir da cena do acidente. Na gravação, ele profere vários xingamentos e mostra outros condutores revoltandos e falando até em sair à procurado do funcionário da empresa para "acertar as contas".
"Um filho da p** da Rota do Oeste, os meninos estão de prova aqui. Graças a Deus não estava em alta velocidade. O cara da Rota do Oeste parou o carro de uma vez em cima da pista. O pessoal [dos outros veículos de carga] que estava vazio conseguiu segurar. Eu já estava carregado, não consegui. Olha a merda que aconteceu comigo", relatou.
OUTRO LADO
A Nova Rota do Oeste se manifestou sobre o vídeo por meio de nota. No texto, informou que 'abriu uma investigação interna para apurar e registrar as condutas adotadas no local, incluindo as lamentáveis ameaças feitas ao funcionário'.
Sobre o acidente registrado nesta segunda-feira, no km 650 da BR-163/MT, em Lucas do Rio Verde, a Nova Rota do Oeste esclarece que:
O veículo da Concessionária trafegava dentro da velocidade permitida para o local, o que é uma determinação do procedimento interno. Ao perceber um comboio de carretas, o funcionário fez a manobra recomendada de dar a passagem aos veículos, para isso tendo que reduzir a velocidade antes de sair da pista principal. Na sequência dos fatos, um dos caminhões não conseguiu frear e causou o acidente ao colidir com outro veículo do comboio. A viatura da Concessionária não foi atingida.
Em primeiro lugar, é importante destacar que as normas de trânsito determinam que é de responsabilidade de qualquer motorista guardar distância segura do veículo da frente e trafegar em velocidade compatível com as características da via e do veículo de modo que, em caso de qualquer intercorrência, seja possível frear em segurança. É consenso que colisões traseiras costumam ser resultado de um ou mais das seguintes situações: falta de atenção, excesso de velocidade, distância insuficiente do veículo da frente ou problemas mecânicos. A Nova Rota do Oeste tem a convicção de que, caso tivessem sido adotadas todas as medidas recomendadas, o acidente teria sido evitado.
Adicionalmente, destacamos o fato de que todas as viaturas da Nova Rota dispõem de equipamentos de telemetria (controle de velocidade e conduta) e câmeras que registram as ações dos profissionais. Estes, por sua vez, passam por diferentes tipos de treinamento com foco em segurança viária ao longo do ano. Ainda, a Nova Rota abriu uma investigação interna para apurar e registrar as condutas adotadas no local, incluindo as lamentáveis ameaças feitas ao funcionário.