O empresário do setor de medicamentos e também do ramo de tabacaria em Cuiabá e Várzea Grande, Joilson Simão da Silva, foi preso, nesta quinta-feira (4), durante a Operação Downfall, da Polícia Federal. A ação investiga uma organização criminosa especializada no tráfico internacional e interestadual de drogas com diversas ramificações no país. Os investigados são suspeitos de terem movimentado cerca de R$ 1 bilhão e também foram alvos de bloqueios de contas.
Ainda são cumpridas ordens judiciais no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo. Também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados.
Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e realizadas três prisões em flagrante, sendo que um desses estava com mandado de prisão em aberto. Assim, foram presos 28 integrantes da organização criminosa até agora. Os policiais apreenderam até o momento 12 veículos, armas, drogas e joias. Três pessoas seguem foragidas.
As investigações revelaram que a organização criminosa constituiu uma complexa estrutura logística para operacionalizar as ações de narcotráfico interestadual e internacional, que abrange desde a produção da droga no exterior, seu posterior ingresso e transporte dentro do território nacional, distribuição interna, preparação e o envio dos carregamentos de cocaína para o exterior utilizando principalmente o modal marítimo.
CIDADES
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos simultaneamente no Paraná, nas cidades de Curitiba (10), Matinhos (1), Morretes (2), Pinhais (1), Ponta Grossa (4), Pontal do Paraná (2) e São José dos Pinhais (1). No Estado de São Paulo, em Araçatuba (1), Bady Bassit (3), Diadema (1), Guarujá (1), Santana do Paranaíba (1), São Bernardo dos Campos (3), São José do Rio Preto (5), São Paulo (3) e Sud Mannucci (1).
Em Santa Catarina, em Balneário Camboriú (4), Itajaí (3), Itapema (17), Joinville (1), Penha (1), Porto Belo (3), São Francisco do Sul (1), Tijucas (2). No Mato Grosso do Sul, nas cidades de Campo Grande (2) e Dourados (4). No Espírito Santo, Vila Velha (1). Em Goiás, em Goiana (1). No Rio de Janeiro, em Niterói (1).