Morreu, nesta quinta-feira (23), o empresário Bruno Mendes Araújo, 35 anos, que estava internado no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, após se envolver em um acidente automobilístico na última sexta-feira (17) na Avenida Fernando Corrêa da Costa. Bruno estava registrado como doador de órgãos, mas segundo a família, o procedimento não foi realizado porque, segundo a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), não há equipe suficiente para fazer a captação devido ao recesso de final de ano.
Após recusa para doação dos órgãos, o corpo será velado a partir desta noite na capela Santa Rita. O sepultamento ocorrerá na manhã desta sexta (24), no jazigo da família no cemitério Parque Cuiabá.
De acordo com a família do empresário, a Central de Captação do Estado foi quem iniciou o protocolo e, após todos os exames, os quais foram todos favoráveis a doação, a Central Nacional foi acionada. Contudo, nesta sexta, a família foi informada que a captação não poderia ser realizada por não ter servidores suficiente para realizar o procedimento.
Segundo as informações, foram encontrados "receptores" compatíveis para receberem os rins e o fígado de Bruno. Já para pulmão, coração e pâncreas não foram encontrados possíveis doadores.
O acidente
Bruno, que pilotava uma motocicleta BMW, ficou gravemente ferido na última sexta-feira (17) na Avenida Fernando Correa da Costa, em Cuiabá. Na ocasião, a moto se chocou com um veículo Onix. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) em estado grave, posteriormente ele foi encaminhado para o Hospital Santa Rosa, onde permaneceu internado até esta sexta-feira (23).
De acordo com as informações, os dois veículos seguiam no sentido bairro-Centro. Nas imediações do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), o Ônix estava mais a frente e mudou de faixa repentinamente. A moto BMW vinha atrás e se chocou com o carro. Após o choque, a moto foi parar na rotatória da avenida. O motociclista foi parar mais à frente.
O motorista do Ônix permaneceu no local e foi submetido ao exame de bafômetro, que deu negativo para consumo de álcool. O caso será investigado pela Deletran (Delegacia de Delitos de Trânsito).
OUTRO LADO
A Secretaria Estadual de Saúde se posicionou sobre o caso por meio de nota.
Veja a íntegra:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Central Estadual de Transplante, cumpriu todos os protocolos exigidos para doação e captação de múltiplos órgãos do paciente B.M.A.
No entanto, a SES foi comunicada pela Central Nacional de Transplante (CNT), responsável pelo procedimento, da ausência de pacientes receptores compatíveis e/ou logística adequada para a captação em tempo hábil dos órgãos no Estado.
Diante disso, o procedimento não pôde ser finalizado pela Central Estadual.
Marcos Job
Quinta-Feira, 30 de Dezembro de 2021, 10h27cmc
Quarta-Feira, 29 de Dezembro de 2021, 14h12Eu vi
Sábado, 25 de Dezembro de 2021, 23h00Joseh
Sábado, 25 de Dezembro de 2021, 12h58Joseh
Sábado, 25 de Dezembro de 2021, 12h55Juliana
Sexta-Feira, 24 de Dezembro de 2021, 15h31Devair
Sexta-Feira, 24 de Dezembro de 2021, 14h03Ggm
Sexta-Feira, 24 de Dezembro de 2021, 08h22Silmayre
Quinta-Feira, 23 de Dezembro de 2021, 23h10Ed
Quinta-Feira, 23 de Dezembro de 2021, 19h43rui
Quinta-Feira, 23 de Dezembro de 2021, 19h38