Um comunicado atribuído à facção criminosa Comando Vermelho de Mato Grosso (CV-MT) divulgado nesta quinta-feira (20) em grupos de WhatsApp trouxe novas orientações e restrições para seus membros. Intitulado "Salve Geral", o texto detalha uma série de medidas que visam regular algumas atividades dentro do grupo criminoso, como a proibição de taxar comerciantes e blogueiras e o de matar pessoas “não faccionadas” que fizerem gestos com as mãos em fotografias e vídeos.
Execuções motivadas, supostamente, por conta de sinais ganharam repercussão nacional com a morte da candidata a vereadora Rayane Porto Alves e sua irmã Rithiele Alves Porto em Porto Esperidião em setembro de 2024. Elas foram sequestradas, torturadas e mortas por membros do CV e tiveram as execuções transmitidas a outro faccionado que estava preso na Penitenciária Central do Estado (PCE). A motivação foi uma foto das jovens fazendo um gesto da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), rival do CV. Contudo, as irmãs não tinha ligação alguma com a organização criminosa. Ao todo, 16 pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil.
Com o comunicado, fica proibido matar pessoas inocentes baseando-se em sinais feitos com os dedos. Isso indica um movimento de regulação e controle sobre as ações violentas que possam ser motivadas por interpretações errôneas ou disputas internas. Além disso, um relatório divulgado pela inteligência da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) apontou que as duas maiores facções criminosas do país tentam estabelecer trégua em todo o território nacional.
O “acordo” teria sido firmado entre os chefões das organizações, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola (PCC), e Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP (CV). A tentativa de trégua busca flexibilizar o regime disciplinar diferenciado (RDD), que impõe isolamento rigoroso aos detentos mais perigosos do país, proibindo visitas íntimas.
O CV informou também que está proibida a cobrança de taxas de comerciantes, como as relacionadas a água, bebidas, gás e roupas. O comunicado também proíbe a cobrança de taxas por blogueiras e influenciadoras para a divulgação de jogos, o famoso ‘Tigrinho’ ou outros conteúdos. Segundo o documento, apenas as divulgadoras e os chamados "chineses" serão taxados.
Além das novas determinações, o comunicado reitera regras anteriores que continuam em vigor como o de roubo de motos e celulares. “Fica expressamente proibido o roubo de motos de baixa cilindrada e celulares, além de furtos em bairros sem a devida autorização”, diz.
Por fim, o comunicado deixa claro que qualquer membro da facção que descumprir estas ordens sofrerá "cobranças à altura", uma referência aos conhecidos ‘salves’ que são as sessões de tortura que por vezes terminam em execuções sumárias de quem não segue as regras do Comando.
CONFIRA NA ÍNTEGRA
Salve Geral CV.MT
Venho através deste salve geral informar a todos irmãos (CV.MT) que façam valer desta data 20/02/2025. Os seguintes salve abaixo:
Estará proibido cobrança de taxas de comerciante como (taxas de água bebidas, gás, roupas)
Estará proibido cobrança de taxas blogueiras para divulgação de jogos ou outros. Fica frisado que apenas as divulgadoras, os chineses vão ser taxado.
Estará proibido cobrança de quaisquer coisas que seja com a população com os comerciantes, o CV.MT não compactua com esses tipos de opressão
O CV.MT passa para todos referentes morte por sinais feitos com os dedos. Está proibido tirar vida de pessoas inocente por esses atos de gesto.
Os salve geral anteriores está valendo e vamos relembrar a todos. Roubo de motos de baixa cilindragem. Celulares. Roubar nos bairros sem autorização.
Fica esse salve para todos do cv.mt, aquele que descumprir quaisquer que sejam deste salve. Será cobrança altura.
Ass: conselho final CV.MT
Data: 20/02/2025
anderson
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025, 20h13anderson
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025, 20h12Edna Maria
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025, 17h36Eugène Terre'Blanche
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025, 15h34ANTONIO
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025, 15h10guaraná ralado
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025, 14h36SINCERO
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025, 14h28Vascao
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025, 14h21