00:39



Polícia Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2024, 09h:51 | Atualizado:

Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2024, 09h:51 | Atualizado:

RIO FORMOSO

Fogo atinge aldeias e destrói lavoura de terra indígena em MT

Ao todo, 20 mil hectares foram atingidos pelas chamas

TIAGO TERCIOTTY
TV Centro América

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

incendio terra indigena

 

Um incêndio de grandes proporções queimou 20 mil hectares na Terra indígena Rio Formoso, entre Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, a 242 km e 397 km de Cuiabá, respectivamente, no sábado (7) e domingo (8). Ao todo, oito aldeias da Terra indígena já foram afetadas e a lavoura foi destruída pelas chamas. Ninguém ficou ferido e as moradias foram salvas.

Vídeos gravados por moradores mostram o momento em que o fogo queima grande parte do território indígena próximo das casas das aldeias. Em outras imagens é possível ver a destruição que ficou no local depois que o fogo passou pelas aldeias. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início há uma semana na região de serra e foi controlado de início pelas equipes. Porém, no sábado (7), as chamas voltaram a se alastrar com intensidade nas aldeias Maekawa e quatro cachoeiras. 

De acordo com o líder indígena Paresí da Aldeia Rio Formoso, Geovani Kezokenaece, toda a lavoura da aldeia ficou destruída. “Foi um desespero e um susto muito grande. Os últimos pés de banana foram queimados por uma perda irreparável na nossa fauna e lavoura. Os guerreiros que ajudaram no combate ao fogo foram os brigadistas indígenas.”, conta.

Além das aldeias, o fogo também causou estragos em propriedades rurais da região, entre Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet