Jullyender Batida Borges e Isabela Faustino engrossam a lista de presos na Operação Shadow, realizada pela Polícia Civil nesta segunda-feira (14), que investiga membros do Comando Vermelho que facilitaram a fuga de Thiago Augusto Falcão de Oliveira e Gilmar Reis da Silva, conhecido como Vovozona, do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. Na manhã de segunda-feira, também foram presos o policial penal Adão Elias Junior, ex-diretor do Centro, e o agente penitenciário Leo Márcio da Silva Santos.
Segundo informações do Programa do Pop, da TV Cidade Verde, Isabela, que veio de Rondonópolis no dia da fuga (14 de julho de 2023), trouxe dinheiro para ajudar no plano. Já Jullyender ajudou na logística da fuga, que foi planejada durante um almoço em um restaurante bem conhecido na capital.
O casal Camila e Cristiano foi alvo de mandados de busca e apreensão. A polícia encontrou dinheiro vivo na casa deles.
Camila e Cristiano são casados e têm uma chácara em Poconé, onde Vovozona e Thiago se esconderam após a fuga. Um homem identificado como Kenetton dirigiu a caminhonete que levou Vovozona para a chácara, e a esposa de Vovozona, Evelly, está foragida.
O delegado Rodrigo Azem, da Delegacia Especializada em Combate ao Crime Organizado (Draco), afirmou em uma coletiva de imprensa que as provas da investigação são fortes, mesmo sendo confidenciais. Adão, como diretor da prisão, permitiu que presos que não tinham autorização saíssem, o que facilitou a fuga de dois deles.
O outro policial penal era responsável pela escolta dos presos, mas eles não retornaram, fugindo no dia 14 de julho de 2023, quando foram autorizados a sair da penitenciária para trabalhar. Vovozona é considerado um criminoso perigoso e líder do crime no sul de Mato Grosso.
A operação tem 11 mandados de prisão [quatro já estão presos], 12 ordens de busca e apreensão, bloqueios de contas e sequestros de veículos e bens, todos emitidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, de Cuiabá. As ordens estão sendo cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé. As investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado e outras delegacias mostraram que houve um plano para a fuga, com a ajuda de funcionários públicos.
Os dois policiais estão sendo investigados por facilitar a fuga e por envolvimento com o CV. A operação conta com várias equipes policiais.
Na mesma ocasião, Thiago., que havia cometido um homicídio em Chapada dos Guimarães e já tinha tentado fugir antes, também conseguiu fugir. "Eles [Vovozona e Thiago] fugiram no mesmo dia e horário, "mostrando que foi um plano bem elaborado", informou Azem.
Cultura do crime
Terça-Feira, 15 de Abril de 2025, 10h11Cidadão de bem
Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025, 21h21CRENTE MALVADO
Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025, 17h03Gordo
Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025, 17h00SINCERO
Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025, 16h31Dose pra cavalo
Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025, 16h16