Ações de fiscalização e combate ao crime ambientais praticados no interior da Terra Indígena Tereza Cristina, localizada no município de Santo Antônio do Leverger (34 km de Cuiabá) resulatram na aprensão de 54 quilos de peixes num veículo que se encontrava no local. Um homem foi preso na ação realizada entre a última sexta-feira (12) e seguda-feira (14).
A fiscalizçaão teve participação de de agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Nacional do Índio (Funai). Conforme a PF, o objetivo da fiscalização é a repressão aos ilícitos ambientais de desmatamento, pesca ilegal e usurpação de bens da União na terra indígena.
O homem detido foi autuado por pesca ilegal e foi liberado, mediante o pagamento de fiança, cujo valor não foi divulgado pela Polícia Federal. Também foi averiguado o desmatamento de grandes áreas no interior da terra indígena.
As ações com participação da PF, em conjunto com a PRF, Ibama e Funai visam combater crimes ambientais no interior de terras indígenas em Mato Grosso e também a proteção dos povos originários e do meio ambiente.
Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão para identificar os financiadores da atividade ilegal e descapitalizar as organizações criminosas presentes no local. Com o desmatamento, os criminosos financiam diretamente a degradação do meio ambiente, dizimam a população indígena na região, poluem os rios que abastecem os municípios, gerando um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.