17 de Fevereiro de 2020,

Polícia

A | A

Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 19h:40 | Atualizado:

PASSAR O RODO

PC dará segurança para "amarelinhos" guincharem carros; delegado quer fim da "anarquia" em Cuiabá

Situação é discutida após confusão em que motociclista agrediu agentes e funcionários de guincho


Da Redação

Reprod. TV Cidade Verde

delegado.jpg

 

Diante da confusão gerada através de uma tentativa de apreensão de uma motocicleta na tarde desta terça-feira (14) na Rua 13 de Junho, as autoridades de trânsito irão tomar uma série de medidas para evitar que estas situações se repetam. Na tarde de ontem, um motociclista subiu no caminhão guincho, entrou em luta corporal com o funcionário da empresa e conseguiu retirar a moto.

Dezenas de pessas acompanharam a situação e aplaudiram o motociclista, que deixou o local com seu veículo. As medidas foram "anunciadas" pelo titular da Delegacia de Delitos no Trânsito (Deletran) de Cuiabá, delegado Christian Cabral, durante uma entrevista concedida ao programa Balança MT (TV Cidade Verde – canal 12.1) nesta quarta-feira (15).

Segundo ele, as medidas visam garantir, principalmente, a segurança dos agentes de trânsito no cumprimento de suas funções. “Nós observamos que tem sendo difundida uma cultura de hostilidade aos agentes municipais de trânsito e isso tem nos causado uma grande preocupação. É importante chamar a atenção que as fiscalizações só acontecem porque as políticas públicas, ações de educação são falhas. Não é o desejo de ninguém realizar mais fiscalizações”, diz o titular da delegacia.

Christian ainda cita que esses atos só são realizados porque é necessário manter a ordem no trânsito da capital. Ainda em relação à parceria que pode ser feita com a Semob, o delegado explica que, se for preciso, o efetivo da Polícia Civil será sim disponibilizado nas ruas para acompanhar os agentes. Ele explicoou que já há uma tratativa com o órgão, que se caso houver precisão, os policiais estarão presentes nas fiscalizações. “Nós vamos passar o rodo literalmente, não ficará um só veículo irregular pelo local onde nós passarmos. Essa cultura de afronta e de anarquia dentro de Cuiabá não pode continuar, nós não vamos tolerar”, cita o delegado.

O titular da delegacia ainda informou a reportagem de FOLHAMAX que a Deletran, assim como a Semob, também possui a capacidade de aplicar multas e medidas administrativas por infrações de trânsito. O delegado ainda repassou a reportagem que todos os envolvidos na situação já estão dentro do inquérito policial, sendo que os apontados na ocorrência poderão responder as penas de lesão corporal à resistência qualificada.

Sobre o caso da Rua 13 de Junho, Christian Cabral destacou para duas situações. A primeira é de que o motociclista que "enfrentou" o funcionário do guincho e os agentes de trânsito não possuía Carteira Nacional de Habilitação.

A outra é de que ele tem três passagens criminais: duas por receptação e uma por utilizar arma de brinquedo para prática de roubos. O delegado adiantou que ele poderá responder por lesão corporal e resistência.

O CASO 

Vídeo divulgados nas redes sociais e aplicativos de celulares mostraram a confusão envolvendo populares, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e funcionários da empresa Rodando Legal, responsável pelo guinchamento de carros irregulares em Cuiabá. 

Nas imagens, uma multidão que se aglomera em torno de um caminhão guincho que está levando a moto de um rapaz. O proprietário do veículo se revolta com a apreensão e acaba subindo na carroceria onde a moto está colocada.

Ele arranca o veículo de lá ‘a força’. No local, os agentes ficam de longe apenas observando a ação do homem, que a todo custo tenta desprender o veículo de cima do caminhão.

No momento em que ele consegue desamarrar a moto, algumas pessoas o ajudam a descer a motocicleta. Na sequência, o dono da moto sai pilotando o veículo e as pessoas que acompanham o caso manifestam apoio ao rapaz e de revolta com a ação da empresa responsável por encaminhar carros e motos ao pátio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Na ocasião, um boletim de ocorrrência foi registrado contra o dono do veículo e outros que se envolveram neste ocorrido.

UMA PESSOA PRESA

Um dos envolvidos na confusão ocorrida na Rua 13 de Junho, região central de Cuiabá, no final da tarde desta terça-feira (14), foi preso pela polícia na manhã desta quarta-feira (15). As informações são de que este rapaz seria um dos que aparecem nos vídeos que registraram a confusão e teria, supostamente, agredido um dos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

De acordo com o boletim de ocorrência, o rapaz de 22 anos estava incitando as pessoas no local a agredirem os servidores que faziam o trabalho com o caminhão guincho. Após a situação se acalmar, ele retornou para a loja onde trabalha.

Na sequência, militares com base em informações repassadas pelos próprios agentes de trânsito se deslocaram até o estabelecimento onde o suspeito é contratado. Ele foi levado até a Central de Flagrantes de Cuiabá para prestar esclarecimentos sobre os fatos.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana explicou a situação e disse que será registrado boletim de ocorrência contra os rapazes que agrediram os agentes e o funcionário do guincho.

Veja a íntegra da nota:

A respeito da situação de violência registrada no início da tarde desta terça-feira (14) Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que:

- Os agentes de trânsito e o funcionário da empresa responsável pelo guincho atuaram em conformidade com as suas funções e com suas atribuições legais.

- As motocicletas removidas estavam estacionadas sobre a calçada, infração considerada grave.

- A irregularidade impede o fluxo de pedestres pelas calçadas, colocando-os em risco.

- A Secretaria e o profissional que foi vítima de agressão registrarão boletins de ocorrência junto à Polícia Militar (PM).

- Os envolvidos devem responder pelos crimes de vandalismo e agressão. 

- As imagens feitas pelos cidadãos que testemunharam as agressões serão repassadas às autoridades e o crime será investigado pela Polícia Civil.

 

Acompanhe a entrevista do delegado, a partir das 2h22 do vídeo

 

 

Postar um novo comentário

Comentários (34)

  • O POVO NAO É MAIS BESTA | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 05h48
    0
    0

    em jogos de compadre e comadre um toma lá dá cá.não seria um provavel troca de emprego.familia esposa,pai.mãe,filho,irmão.sogra,cunhado,cunhada etc,ta meio estranho.a policia civil e investigativa e não segurança patrimonial.segurança patrimonial são as guardas civil e vigilantes de segurança.agora policia civil ser guarda patrimonial eu nao nao sabia

  • Prefeito corrupto | Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 23h00
    0
    0

    Oque vc quer Dr delegado? Quer botar ordem na cidade? Comece prendendo o prefeito que é corrupto comprovado em vez de querer rebaixar a gloriosa polícia civil a babá de amarelinho. Mais interessante é prender o homem do paletó

  • JAIR BOLSONARO | Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 14h04
    1
    0

    PUTS ESSE DELEGADO TA DE BRINCADEIRA NÉ, FAZER SEGURANÇA DE BANDIDOS, JÁ BASTA O PREFEITO DE CUIABA TER APARECIDO NAQUELA FILMAGEM COLOCANDO DINHEIRO NO BOLSO E A POLICIA ATÉ HOJE NÃO FEZ NADA, E AGORA VEM QUERER FAZER SEGURANÇA DE QUADRILHA. VAI PRENDER BANDIDO MERDA

  • ELEITOR ATENTO | Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 10h03
    3
    0

    ESTE DELEGADO SÓ TRABALHA CONTRA O CIDADÃO CONTRIBUINTE QUE PAGA O SEU SALÁRIO, SENÃO VEJAMOS EM 11/01/2018 PESSOAS BÊBADAS EM UM VEICULO BATEU E MATOU UM TRABALHADOR DENTRO DA POLICLÍNICA DO PLANALTO E ELE DEIXOU AS PESSOAS IREM EMBORA SEM AUTUA-LAS PELO CRIME, ALEGANDO SER CULPOSO, POSTERIORMENTE VEIO AQUELE CASO DO ATROPELAMENTO DO MOTOQUEIRO DO ALTOS DA SERRA PELO AMARELINHO EM QUE ELE CULPOU O MOTOQUEIRO POR TER SIDO ATROPELADO PELO AMARELINHO ALEGANDO ANTECEDENTES CRIMINAIS, AGORA USA O MESMO SUBTERFÚGIO DE USAR ANTECEDENTES CRIMINAIS PELO CRIME QUE ORA "TERIA" COMETIDO, SENDO QUE NÃO HÁ NENHUMA CONEXÃO DOS CRIMES E O DIREITO BRASILEIRO NÃO PREVÊ ESTE TIPO DE ELUCUBRAÇÃO.

  • Dj | Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 09h05
    3
    0

    Nesse caso está claro que a apreensão da moto era ilegal nobre delegado ...que ponto chegamos heim ...onde vcs estavam quando esses mesmo amarelinhos em diferentes casos se portaram não como agentes de trânsito e sim como policiais perseguindo e agredindo o condutor? A judiciária sempre vem a público denunciar a falta de efetivo mas pelo visto isso já deve ter acabado já que daqui por diante vão se comportar como seguranças particulares dos amarelinhos. Alô Mauro Mendes mexe o doce .

  • Indignado | Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 07h38
    12
    0

    A diretoria geral da PJC deveria ter uma conversa com o delegado em questão para ver onde está sobrando este eefetivo que ele vai colocar pra cuidar de motorista de guincho e agentes de trânsito,porque até esses dias o sindicato da categoria estava reclamando da falta dele,sr.delegado acredito que sr.seja muito inteligente para saber que a revolta da população contra esses amarelinhos tem lógica onde há fumaça ha fogo então se quer chamar atenção?Comece investigando as ações deles e da semob o povo irá lhe agradecer. Declaracoes midiática deveriam ser proibidas por certas autoridades

  • alexandre | Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 06h14
    9
    0

    Infelizmente, gosta de um holofote, PJC não tem função de polícia ostensiva, é investigativa, é uma aberração delegacia de trânsito e PJC participar de operação ostensiva, fere o CTB e causa ilegalidade, PJC agora é segurança de empresa de guincho ? É humilhação, já tem pouco servidores..

  • EDSON | Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 04h55
    8
    1

    VIVEMOS NO BRASIL UM ESTADO DE TIRANIA POR PARTES DE ALGUMAS PESSOAS QUE OCUPAM UM CARGO DE ALTO GRADUAÇÃO. FALAM E FAZEM O QUE QUER.REPLIME AMEAÇAM. FAZEM TERRORISMO COM A POPULAÇÃO .A EXEMPLO DESSE DELEGADO. ELE DIZ AI NA ENTREVISTA DO FOLHAMAX (QUE VAI PASSAR O RODO NA POPULAÇÃO DE MT).AMEAÇANDO A POPULAÇÃO EM PASSAR O RODO O QUE É PASSAR O RODO NA EXPRESSÃO POPULAR ALGUÉM SABE INFORMAR. EU FICO INDIGNADO COM TANTA PREPOTÊNCIA. TA NA HORA DE APARECER UM DEPUTADO ESTADUAL OU UM PROMOTOR E INTIMAR ESSE DELEGADO E FAZER ALGUMAS PERGUNTA A EXPRESSÃO PASSAR O RODO. CHEGA DE PREPOTÊNCIA ABUSO DE AUTORIDADE. AQUI EM MATOGROSSO NAO TEM MAIS JAGUNÇOS..AS FACÇÕES ESTÃO TOMANDO CONTA DO ESTADO DE MT E A POLÍCIA TARDE QUERENDO OPRIMIR A SOCIEDADE. VCS DEVE AMEAÇAR E OPRIMIR BANDIDOS DAS FACÇÕES E NÃO A SOCIEDADE DE MT.

  • Alexandre parente Cherin | Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 01h02
    5
    0

    Semob vergonha 3 multa não são minha. Carro teve placa roubada e pior carro city 2014 diferente meu. Meu city 2017. Fiz defesa duas vezes. Pior de tudo analisou falou simples b.o não que dizer nada , só foto indentificar são modelos diferentes.

  • fdbraga@gmail.com | Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 00h36
    17
    3

    E a SEMOB receitando e vendendo moto roubada vai pra cadeia ou a lei não funciona nesse fim de mundo?

  • observador | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 23h45
    6
    0

    A pc ou a pm podia dar suporte ali na vistoria do DETRAN, naquele lugar se ve cada "motorista"

  • Ivocil | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 23h36
    14
    2

    Delegado....Meu cunhado foi assassinado por um advogado bêbado dirigindo um carro em Cuiabá...a pm entregou ele o assassino para vcs é afirmou que ele estava bêbado e vcs não realizaram a prisão do advogado...não confio nessa deletran....E sem contar que o inquérito ficou um ano parado nessa deletran só andou depois que denunciados no ministério público...E pasme a solução do inquérito o outro delegado afirma que o assassino estava bêbado...E porquê não fizeram o flagrante no dia do fato doutor delegado...kakakaka

  • Prefeito corrupto | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 23h29
    11
    7

    Oque vc quer Dr delegado? Quer botar ordem na cidade? Comece prendendo o prefeito que é corrupto comprovado em vez de querer rebaixar a gloriosa polícia civil a babá de amarelinho. Mais interessante é prender o homem do paletó

  • Ivocil | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 23h22
    0
    3

    Ivocil@hotmail.com

  • Juca | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 22h54
    8
    1

    O Cristian Cabral quando abre a geladeira acende a luz ele faz discurso acha q e microfone de televisão a polícia cível não é polícia de trânsito é um erro grosseiro isso a PC e judiciária de investigação mais aqui é Brasil onde uma filmagem serve pra prender um ladrao de galinha mais não um político e toca essa merda de pais com esse monte de otario q é brasileiro q paga 55% de imposto de energia e todos os vagabundo não legislativo e judiciário q mamam nas tetas dos idiotas brasileiros q c fodam os brasileiros e vamos q vamos

  • Jeovani | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 22h31
    11
    3

    Caro Dr Cristian, Anarquia é ter uma empresa que só visa arrecadar e não prevenir! Alguém já investigou se a ação desses amarelinhos estão correta?? Correr atrás de motoqueiro, atropelar e fazer B.O dizendo que caiu tá certo? Veículo sendo removido com a presença do proprietário que quer retirar o veículo e ficar só com a multa e não deixam. Enquanto isso, contratos milionários com empresas de guincho está sendo pago e sustentando políticos. Então se acha que vai fazer politicagem com esse discurso demagogo esquece que não ganha nem pra síndico de kitnet.

  • buçalnaro | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 22h17
    5
    2

    Faz arminha mane, faiz arminha kkkkk

  • Paulo Sérgio | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 22h17
    10
    2

    Pelo que entendi o delegado fará segurança sem ser pedido, pros amarelinhos e guinchos ganhar comissão. Os amarelinhos agem como polícia opressora e arrecadadora da prefeitura,E por isso fazem oque querem e parece que ninguem os contralam.

  • Sergio Augusto | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 21h50
    13
    2

    Quero ver esse fim de anarquia no centro politico. Pq la a farra e a demostraçã de "poder" é grande. Levem alguns guinchos pq sao mts carros. Passem em frente o TCE e virem a direita e ja comecem a recolher os carros. O tamanho do X em cima do E não é interpletado. Até a policia tem costune de parar onde bem entender e não é pq está. Uma deligencia. Mas sim negligência, quanfo tinha q dar exemplos.

  • Marcelo - Pagador de impostos | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 21h40
    7
    4

    Senhor joao, teu comentário é totalmente sem noção, chega de armas, precisamos que acabe a impunidade e educação.

  • Marcelo - Pagador de impostos | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 21h38
    17
    8

    Só não entendi o porque da Policia Civil acompanhar, pois o papel seria investigar. Aonde estava a Polícia Militar que não chegou no momento do fato? Aonde estavam a Secretaria Municipal de Ordem Pública? Inadmissível condutores que não cumprem as regras e ainda alguns da sociedade aplaudem coisas erradas. (reflexo da educação no país)

  • EDINHO | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 21h36
    11
    16

    Pode passar o rodo na população. Só não esqueça que vcs podem ser excluído da Polícia a arrogância a prepotência acabará diante de DEUS. Hoje aqui na terra a arrogância predomina.quando cai em um leito de cama ou pega uma doença terminal fica mansinho e humilde.

  • O que é ordem ? | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 21h30
    13
    10

    “Manter ordem no trânsito...?” Não seria melhor falar a verdade ? GARANTIR arrecadação multando as pessoas. Manter ordem no trânsito é não fazer BLITZ em horário de pico. Manter ordem no trânsito é não inventar obra pública tapa buraco, recapeamento, etc... em horário de pico. Manter ordem no trânsito, é colocar semáforo que presta na cidade. Manter ordem no trânsito, é construir outras via se públicas para desafogar o trânsito. E por aí vai... chega de dar aula pra político e servidor público.

  • Zek | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 21h24
    15
    8

    Deve tá sobrando dinheiro, pessoal e tempo para os PC auxiliar os Amarelinhos. Correr atrás de bandido ninguém quer né Zé mané?

  • Cuiabano de xapaecruz | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 21h14
    14
    10

    Polícia Civil agora virou segurança de amarelinho ??? Parabéns Doutor ... Só faltava essa.

  • Paletó | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 21h13
    17
    8

    Não seria melhor cada um na sua, será que a polícia civil vai parar de investigar para ficar o dia todo atrás de uma viatura da Semob, esse doutor quer ser político mais já vai começar errado indo contra o povo.

  • Joao batista de oliveira | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 20h48
    18
    3

    Por favor da uma olhada frente a praça ipiranga onde ficam os ambulantes na calçada atrapalhanzdo estacionar nas vagas de idosos eles icam com as bancas na vaga por favor retira esse povo dali sao brutos bagunceiros ajude nos obrigado semob

  • regids | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 20h31
    19
    11

    ANARQUIA SAO ESSA COMISSOES DE MULTAS QUE OS AMARELINHOS RECEBE DR, . DELEGADO, ISSO QUE TEM QUE VE DA PROTEÇAO

  • Marcos | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 20h06
    28
    6

    As pessoas que apoiaram esse vandalismo quando um veículo estacionar em frente à sua garagem, chame esse cara da moto pra ir lá resolver a situação...

  • Gonçalo | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 20h02
    13
    8

    Intetessante, Polícia Civil vai dar proteção aos amarelinho. E quem irá dar aos cidadãos. Deus tem muitas outras coisas a fazer. Socorro, estamos a cada dia mais oprimidos...

  • alexandre | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 19h56
    18
    4

    PJC é pra dar proteção a população e investigar crimes, ....é preciso perguntar porque ninguem suporta a fiscalização ?onde está faixa verde ?

  • Raimundo | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 19h55
    17
    6

    Só faltava essa, enquanto a bandidagem deita e rola os PCs viram babá de amarelinho, é muita decadência! A sociedade está fudida mesmo...

  • joao | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 19h52
    16
    16

    Tem que dar porte de arma pros agentes de serviço de trânsito tanto da SEMOB quanto do DETRAN isso sim! Daí vcs vão ver a palhaçada acabar!

  • cidadão | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 19h46
    15
    7

    ......,e se os amarelinhos cometerem abuso . . .?????

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS