Polícia Terça-Feira, 28 de Setembro de 2021, 18h:46 | Atualizado:

Terça-Feira, 28 de Setembro de 2021, 18h:46 | Atualizado:

ALFEU III

PF destrói máquinas e acampamentos em garimpos; imagens

Garimpos estão atuando de forma ilegal em terra indígena

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Opera��o Alfeu

 


 


 

A Polícia Federal deflagrou nesta terca-feira (28), a terceira fase da 'Operação Alfeu', visando combater extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, região de Pontes e Lacerda. 

A ação que conta com o apoio do Ibama, da Força Nacional,  do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal e da FUNAI, envolve um efetivo de aproximadamente 100 servidores, com o uso de drones e imagens de satélites.

Em março deste ano, foi cumprida a determinação judicial expedida pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres/MT, para desocupar o garimpo na Terra Indígena Sararé. No entanto através de imagens de satélite a PF constatou que a região continua a ser degradada, necessitando assim, nova intervenção policial no local.

As equipes também fiscalizaram os garimpos “Babalu” e Cooper pontes. 

As ações realizadas nesta terça-feira obtiveram êxito em inutilizar o maquinário utilizado na atividade ilegal. No total, foram localizados 72 conjuntos de motor estacionário e bomba hidráulica, que foram inutilizados por queima, e 9 escavadeiras hidráulicas, das quais 6 foram inutilizadas, 1 apreendida e outras 2 serão doadas ao poder público. Os acampamentos e estruturas utilizadas no garimpo também foram destruídos, e além disso, 4 barcos e 1 moto utilizados como meio de transporte pelos garimpeiros foram inutilizados.

Equipes compostas por policiais e militares bloquearam as principais vias de acesso terrestre aos garimpos, abordando e verificando mais de 100 veículos, e os informando sobre o encerramento das atividades e desativação do garimpo. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, e com ela foi apreendido ouro proveniente da exploração ilegal.

A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos na operação permanecerão no local até a desarticulação completa dos garimpos para garantir o encerramento da atuação garimpeira ilegal na região.

A operação é um esforço integrado de várias instituições, envolvendo investigação policial, planejamento e execução de ações voltadas a proteção das terras indígenas e repressão à crimes ambientais.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • elcio

    Terça-Feira, 28 de Setembro de 2021, 22h38
  • como fica a situação dos garimpos aqui nos fundos do bairro novo paraíso, barreiro branco e o grilo terra prometida? está tudo legalizado, nada de crime ambiental, nada de guachebagem? nada? é o garimpo no parque nacional de de chapada dos guimaraes, onde utilizam de haitianos como mão de obra analoga a escravos. Neste aqui nos fundos do bairro novo paraiso , no canteriiro de obra da avenida contorno leste já fui perseguido por guachebas em uma s10, amigos já foram aborados por esses guachebas, populares falma desses guachebas, vizinhos já foram ameaçados com armas de fogo, já ouviram disparos de armas de fogo. é ai? cade o quinto poder, a imprensa investigativa, não ideológica e útil?
    0
    0









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet