Trinta homens que cumprem medidas protetivas por violência doméstica contra a mulher, participam da 6ª edição do "Projeto de Papo de Homem para Homem", promovido pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária.
Nesta 6ª edição, as atividades realizadas conforme determinação judicial contam com a duração de 15 horas, divididas em três dias. Os encontros acontecem de 5 a 7 agosto, na Academia da Polícia Civil, em Cuiabá.
O grupo reflexivo, composto de público masculino que responde a procedimentos policiais, participa das várias palestras de conscientização sobre o respeito às mulheres, desgastes e o sofrimento perpetuados pela violência doméstica, entre outros temas como saúde mental e domínio do próprio sentimento.
O projeto “Papo de Homem para Homem” tem como objetivo trabalhar ações preventivas e encontrar alternativas para que o ciclo da violência doméstica seja quebrado, além de conscientizar agressores sobre as consequências da violência no contexto infrafamiliar.
De acordo com o coordenador da Polícia Comunitária, Mário Dermeval, as ações desenvolvidas dentro do Projeto "Papo de Homem para Homem" tem alcançado cerca de 400 homens por ano. O público masculino recebe informações e esclarecimentos sobre a legislação, os aspectos legais e as consequências dos atos praticados.
“Importante destacar que a reincidência é praticamente inexistente. Todos os homens que frequentaram o grupo de conversa e de reflexão, notou-se que não houve registro de feminicídio entre os participantes que compareceram no projeto”, completou o delegado Mário Dermeval.