Divulgacao
Funcionários da UHE Sinop começam a investigar a mortandade de alguns peixes das espécies peixe cachorro, tucunaré, piau e lambari. Vários peixes foram encontrados mortos as margens do Rio Teles Pires, na Comunidade 12 de Outubro, cerca de 60km de Sinop.
Segundo informações de uma fonte do site Visão Notícias, quando os moradores foram até as margens do rio encontraram uma grande quantidade de peixes, principalmente lambari.
Outra fonte ligada a usina, relatou que o fato da mudança repentina do clima, de quente para frio, pode ter contribuído para o fenômeno.
Barcos do empreendimento com fiscais estão ladeando as margens para coletar amostras das espécies. O material foi encaminhado para o laboratório onde será melhor analisado. A oxigenação e o PH da água foram analisados e, segundo a fonte, está dentro da normalidade.
O site Visão Notícias entrou em conta com a assessoria da empres que emitiu uma nota referente o acontecido. Acompanhe a nota na integra:
Nota na íntegra:
"A Sinop Energia, empresa responsável pela administração da UHE Sinop, informa que o evento observado no reservatório, onde historicamente não houve registro na alteração na qualidade da água, ainda há de se confirmar através de investigações com equipes técnicas, após visita ao local. Pois, diante da normalidade apresentada ao longo de dois anos do enchimento do reservatório, sem ocorrências registradas, é possível que o fenômeno esteja associado a causas naturais, como inversão térmica devido as baixas temperaturas ocorridas de momento na região".