Em um intervalo de três semanas, duas operações da Polícia Civil prenderam seis advogados por suposta ligação em esquemas liderados pela facção criminosa Comando Vermelho (CV). A primeira operação, deflagrada em 12 de março, a Gravatas, teve como alvo quatro advogados acusados de atuar em benefício da facção criminosa.
A segunda, deflagrada no dia 02 de abril, a Apito Final, contou com a prisão de um advogado e uma advogada, que foram apontados pela polícia como participantes de um esquema de lavagem de dinheiro do CV. Um dos advogados, Jonas Cândido da Silva, atuava na defesa do tesoureiro do CV. Ele foi servidor da Câmara Municipal de Cuiabá por sete anos. Recentemente, filiou-se ao União Brasil com o objetivo de concorrer ao cargo de vereador.
Delegado Rafael Scatolon, que conduziu a operação Apito Final, afirmou que, a partir do momento que o advogado extrapola os limites do exercício da advocacia, não exercendo apenas a defesa técnica e jurídica do seu cliente, praticando conduta que contribui e favorece a organização criminosa, ele é passível de ser investigado e preso.
GRAVATAS
Deflagrada no dia 12 de março, a operação resultou na prisão dos advogados Roberto Luís de Oliveira, Tallis de Lara Evangelista, Hingritty Borges Mingotti e Jéssica Daiane Maróstica. Líderes da facção criminosa se associaram de forma ordenada aos quatro advogados, que realizavam diversas tarefas para além da atividade jurídica legal, inclusive repassar informações da atuação policial em tempo real, auxiliar em crimes graves, como tortura, realizando o levantamento de dados das vítimas.
APITO FINAL
Deflagrada nesta terçafeira (2), foram alvos os advogados Fabiana Félix de Arruda Souza e Jonas Cândido da Silva. Ao todo, foram 20 pessoas presas por suspeita de participação em esquema de lavagem de dinheiro, que chegou a movimentar R$ 65,9 milhões.
Eleitor
Segunda-Feira, 08 de Abril de 2024, 07h04Gordo
Segunda-Feira, 08 de Abril de 2024, 05h02Maria do Socorro
Segunda-Feira, 08 de Abril de 2024, 00h00Comentarista
Domingo, 07 de Abril de 2024, 22h22Bolsonaro
Domingo, 07 de Abril de 2024, 20h29Marcos
Domingo, 07 de Abril de 2024, 19h10