O empresário e publicitário Elizandro Luiz Ferrari, de 46 anos, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (22) por porte ilegal de armas de fogo, no município de Brasnorte e também em cumprimento a outro mandado de prisão que estava em aberto. Ele é suspeito de integrar uma quadrilha que atua no tráfico de droga, que foi alvo da da Operação Tracker, deflagrada pela Polícia Civil. Elizandro é irmão do prefeito da cidade, Edelo Ferrari (União Brasil) e foi preso numa residência na Rua Cascavel, no bairro Brasnorte.
O mandado de prisão e busca e apreensão contra Elizandro foi expedido pela Quarta Vara Criminal de Cáceres (220 km de Cuiabá) e cumprido na manhã desta quarta. Durante as buscas, foram encontradas duas armas de fogo ilegais no guarda-roupas do suspeito, que foram apreendidas. Uma das pistolas apreendidas foi uma Glock G22, de calibre 40, e a outra foi uma Taurus de calibre 38, suas respectivas munições e carregadores.
Em suas redes sociais, Elizandro se identifica como empresário da construção e publicitário. Dentre suas publicações estão diversas fotos de viagens, na beira de piscina, todas em clima de "ostentação". Em algumas das fotos ele está ao lado do irmã Edelo Ferrari, prefeito de Brasnorte.
Além disso, na casa do suspeito foram encontrados R$ 3,2 mil em espécie, que também foram recolhidos pelos policiais. Além da prisão de Elizandro, a operação cumpriu 34 mandados judiciais, sendo 18 mandados de prisão e busca e apreensão domiciliar.
As ordes judiciais foram expedidas para cumprimento em Cuiabá, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Cáceres, Diamantino, Matupá, Porto Esperidião e Tangará da Serra.
Operação Tracker
Com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que atua no tráfico de drogas em diversas regiões de Mato Grosso, as investigações começaram no mês de agosto, após um casal, que transportava mais de dois quilos de cocaína e maconha dentro de um veículo Tracker, ser preso em flagrante em Pontes e Lacerda. Após análise do aparelho celular do casal, foi constatado que o homem de 31 anos era responsável pela distribuição de entorpecentes em, pelo menos, oito cidades do estado.
Prisão em flagrante
No dia 4 de agosto, o homem de 31 anos e uma jovem de 22 anos, foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal, na Rodovia BR-174, em Pontes e Lacerda. No veículo do casal, um modelo Chevrolet Tracker, os agentes localizaram mais de 2 quilos de cloridrato de cocaína e porções de haxixe. Ambos foram conduzidos para a Delegacia de Pontes e Lacerda, interrogados e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e desobediência.
A mulher foi colocada em liberdade provisória posteriormente e o homem teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.
A Polícia Civil representou pela extração de dados do celular apreendido, descobrindo que o preso operava em várias células e fornecia droga em diversas regiões, principalmente em Campo Novo dos Parecis, Brasnorte, Cuiabá, Porto Esperidião e Cáceres.
Por meio da análise do telefone celular, foram identificados os alvos, com diálogos entre os interlocutores e imagens dos carregamentos de entorpecentes, além de armas de fogo que também estavam sendo comercializadas. Diante dos fatos apurados, a Polícia Civil representou pelos mandados judiciais, desencadeando na Operação Tracker, que contou com emprego de efetivo das unidades da Regional de Pontes e Lacerda.
Observador
Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2023, 08h19