Polícia Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 08h:28 | Atualizado:

Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 08h:28 | Atualizado:

GOTA D"ÁGUA

Vereador é preso em esquema de R$ 11 milhões; diretor do DAE é afastado

Esquema consistia em reduzir contas contas de grande sempresas

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

DAE-pablopereira-gotadagua

 

O advogado e vereador por Várzea Grande, Pablo Pereira (União Brasil), candidato à reeleição, é um dos presos  na Operação Gota d'Água deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Civil de Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira (20), para desarticular uma organização criminosa instalada na Diretoria Comercial do Departamento de Água e Esgoto do município de Várzea Grande (DAE-VG). O gabinete do parlamentar foi alvo de buscas e apreensões.

Outro alvo da operação é o diretor comercial do DAE-VG, Alessandro Macaúbas Leite de Campos, que foi afastado do cargo, além de sofrer buscas e apreensões. 

São cumpridos na operação 123 mandados judiciais, expedidos pelo Juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), entre prisões preventivas, busca e apreensão, suspensão de função pública, sequestro de bens e bloqueio de valores e medidas cautelares diversas.

Ordens judiciais

A principal medida é a determinação de intervenção imediata do Município de Várzea Grande na diretoria comercial do DAE, com o objetivo de restabelecer a prestação regular e efetiva do serviço público de abastecimento de água e esgoto, que foi cooptado pelo grupo criminoso.

Entre as ordens judiciais estão 25 mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal em endereços vinculados a 22 pessoas investigadas.

Foram decretadas 11 prisões preventivas e 18 ordens de suspensão do exercício da função pública. Estão sendo afastados das funções 15 servidores da Diretoria Comercial do DAE-VG; um servidor da Câmara de Vereadores do município; um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviços na Diretoria Comercial do DAE. Um vereador de Várzea Grande teve a determinação de afastamento do mandato parlamentar.

Também foram determinadas cinco medidas cautelares diversas contra 11 investigados (dentre os quais, sete são servidores da Diretoria Comercial do DAE e um é ex-servidor do mesmo setor). As principais são: proibição de manterem contato entre si e com os demais investigados; acessar os prédios e dependências do DAE e de manterem contato e se aproximarem das testemunhas.

Cobrança por serviços

Durante a investigação da Deccor foi identificada a cobrança de valores, por servidores públicos, para a execução de serviços que eram devidos pelo DAE aos consumidores. Auditorias ainda revelaram prejuízos para a autarquia em razão da exclusão ilegal de débitos e também em razão de diminuição indevida de valores de faturas, tudo mediante recebimento de dinheiro por servidores.

Em relação apenas às duas últimas espécies de fraudes, a estimativa é que desde 2019, a autarquia tenha sofrido um prejuízo de aproximadamente R$ 11,3 milhões.

Foi determinado o sequestro de 6 imóveis e 26 veículos, além do bloqueio de valores das contas dos 22 investigados no valor do prejuízo estimado. Outra providência determinada pelo Nipo foi a realização de auditoria em todas as modificações de valores de contas de água que foram feitas pela Diretoria Comercial do DAE-VG, desde 2019.

A pedido da Polícia Civil, a Justiça também proibiu tanto o Poder Executivo de Várzea Grande quanto o Poder Legislativo do município de nomear ou contratar qualquer um dos investigados para exercer cargos na administração municipal.

Organização criminosa

No decorrer das investigações, foram apontadas diversas espécies de fraudes e uma ação corrupta na Diretoria Comercial do DAE, praticadas pela organização criminosa, pelo menos desde o ano de 2019 e até a atualidade. Ao que tudo indica, em qualquer ocasião que fosse possível obter valores indevidos em razão da prestação do serviço público de saneamento básico, uma significativa parte dos servidores da Diretoria Comercial do DAE não hesitava em receber os valores ilegais.

Foram identificadas diversas situações em que foi dificultado o acesso da população várzea-grandense à ligação de água, com problemas artificialmente criados, além de diversas situações de cobrança de propina. Segundo elementos probatórios coletados, alguns servidores realizavam o trabalho rotineiro apenas mediante pagamento de propina. E a situação era de conhecimento do chefe do setor, que é apontado como um dos líderes da organização criminosa. O outro líder indicado é o vereador, que tinha como principal função exercer pressão política com a finalidade de fazer valer os objetivos do grupo criminoso.

Diligências revelaram o aparelhamento da Diretoria Comercial do DAE para exploração política pelo vereador, demonstrando a atuação ordenada de diversos servidores em favor da campanha à reeleição, com uso da estrutura pública da autarquia municipal. Em razão disso, foi determinada a remessa de cópia da investigação para o Ministério Público Eleitoral, para adoção das providências pertinentes.

A Operação Gota d’Água está em sua segunda fase. Na primeira fase foram realizadas medidas probatórias, todas com autorização judicial, e oitivas de mais de 80 testemunhas e declarantes e requisitados documentos ao órgão.

A operação contou com o apoio de mais de 120 policiais das unidades da Diretoria de Atividades Especiais e da Diretoria Metropolitana da Polícia Civil para o cumprimento das ordens judiciais e da Diretoria de Inteligência na investigação.





Postar um novo comentário





Comentários (14)

  • joana

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 17h56
  • NÃO REELEJA NINGUEM NA PREFEITURA E NA CAMARA CHEGA DOS MESMOS MANDANDO E DEIXANDO A CIDADA PARADA NO TEMPO
    0
    0



  • Sebastiana

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 14h00
  • é o prefeito já fez um comunicado tirando o cesso dele da reta kkkkkkkkkkkkkk o vereador que foi preso é um dos melhores amigos dele kkkkkkkkkkkkkk Por isso que o senhor cacique não quer privatizar o DAE ali é uma mina de dinheiro pro bolso desse povo e suas familias e amigos, tudo isso que aconteceu hoje vai acabar em PIZZA como sempre, não vai dar em nada, e os mesmo acusados vão voltar a roubar no DAE
    5
    0



  • Arruda

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 10h42
  • A cidade já anda c9m falta de água e ainda um vereador que quer se reeleger envolvido na corrupção acorda Vg agora e a hora de mudar
    6
    0



  • Tibério Graco

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 10h10
  • Aproveitar e fazer uma devassa na Água do Pantanal e Energisa aqui em Cáceres.
    4
    0



  • APOLINARIO GENTIL USKNOV

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 10h06
  • NUM BRICA! DAE? CORRUPÇÃO? VERADOR ENVOLVIDO? Vendo que o calcanhar de Aquiles para reeleição do office boy é a desertificação da VG, então milagrosamente mandou investigar na véspera da eleição né? PILANTRAS! Quase trinta anos que essa instituição é assim, foi criada para isso, sempre nas mãos de corruptos apaniguados.
    6
    0



  • Jussiê

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 09h53
  • A cidade já não tem água e os caras do departamento fazendo a farra... O prefeito escolheu bem a diretoria do depto de águas.
    6
    1



  • Joseal

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 09h50
  • Pelo visto, tem mais bandidos no DAE do que água nas torneiras da população de VG.
    5
    0



  • Biririco

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 09h42
  • Que dia vai ter debate será dos candidatos a prefeito vai tá bom demais 22 bota rachando agora
    5
    0



  • Denuncia

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 09h40
  • Tem que fazer uma dessa na Energisa, lá acontece a mesma coisa. Só quem pediu ligação de energia sabe o que estou falando.
    4
    0



  • COSTA

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 09h30
  • ATÉ QUE ENFIM UM LUZ NO FIM DO TUNEL, ESSE DAE É UMA BANIDAGEM SÓ, MTA CORRUPÇÃO, SERVIDORES NÃO QUEREM NADA COM NADA, O PREFEITO É CUMPLICE PORQUE ESSE BOBÃO É INCOPETENTE NUNCA MEXEU NESSE DAE, MESMO SABENDO DAS FALCRATUAS ALI EXISTENTES.
    6
    0



  • Carlos

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 09h07
  • Décadas e décadas moradores de V.G sofrendo com a falta d'água, até que fim a justiça está fazendo sua parte.
    5
    0



  • ADVOGATO

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 09h06
  • VeGê sendo VeGê.... Se estender a procura ate o Financeiro da Prefeitura vai descobrir muito mais.... Enquanto isso, o povo............
    4
    0



  • Cidadão de bem

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 09h02
  • Brasil tem criminosos demais da conta 70 % da população são criminosos
    4
    2



  • VarzeaGrandense

    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024, 08h50
  • E a turma vai reeleger os mandatários do executivo e legislativo.... VG tem que ficar sem água mesmo, a população não aprende.
    4
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet