A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, defendeu, nesta quinta-feira (9), o seu filho Luís Antônio Taveira Mendes, de 24 anos, que foi alvo da segunda fase da Operação Hermes, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ibama para investigar e reprimir crimes contra o Meio Ambiente. Em uma publicação no Instagram, Virginia repudiou as acusações e afirmou que estão usando o nome de seu filho para atingir o governador Mauro Mendes (UB).
Acontece que a Polícia Federal solicitou a prisão temporária de Taveira após identificar suposta participação em uma organização criminosa que atuava no comércio ilegal de mercúrio para extração de ouro. No entanto, a juíza Raquel Coelho Dal Rio Silveira, da Primeira Vara Federal de Campinas, negou o pedido, ressaltando que não há nenhuma prova admitida na legislação penal que justifique a prisão temporária relacionada à autoria ou participação nos crimes.
“Neste momento um enorme sentimento de indignação me aflige, e me pergunto, por que tamanha maldade? Antes de ser primeira-dama de MT, sou mãe. O meu filho é um jovem trabalhador, que muito cedo assumiu responsabilidades para ajudar a família. Muitas vezes, ele se privou para se dedicar a nos ajudar, e vejam o que pessoas investidas de ódio e crueldade são capazes de fazer. Pela fé que tenho em Deus, sei que a verdade será soberana, e Deus que nos unge e nos protege de todo mal vai mostrar a todos a realidade. Uma mentira descabida lançaram sobre o nome do meu filho, isso não posso aceitar”, começou.
As investigações da Operação Hermes II resultaram no bloqueio de R$ 2,9 bilhões em bens dos investigados e estabeleceram fianças de 200 salários mínimos para reparar os danos ambientais causados. Nesta quarta-feira, foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão em cidades de Mato Grosso, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Mato Grosso, foram emitidos 15 mandados contra pessoas físicas e 14 contra empresas envolvidas no comércio clandestino de mercúrio.
Mauro e Virginia estão na China cumprindo uma agenda institucional. No post, a primeira-dama menciona que foi muito doloroso receber a notícia e ressalta que Luis Mendes assina contratos, mas não realiza compras.
Ela enfatiza que eles são sócios minoritários e sugere que as ações contra eles foram estrategicamente realizadas durante a viagem. “Observem a que ponto pessoas más intencionadas são capazes de chegar. Uma maldade sem precedentes, parece que esperaram a gente viajar para fazer tudo isso. Queria estar segurando a mão do meu filho agora. Do fundo do meu coração, não desejo isso para nenhuma mãe, e nem um filho merece passar pelo o que meu filho amado está passando. Enfrentamos dificuldades quando fazemos o bem, não é uma tarefa fácil, porque o mal tenta te derrubar 24 horas por dia. Quando os ataques não são direcionados a mim, são direcionados a ele, tudo isso para atingir o meu marido", aponta Virginia em outro trecho.
Outo
Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 20h27Zé Loco
Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 20h20Eleitor
Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 18h38Regis Santana
Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 18h35Paulo Cesar Pereira
Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 17h43