Embate travado entre os candidatos Abílio Brunini (PL) e Eduardo Botelho (União) marcou o segundo debate da TV Vila Real (TV Record, canal 10.1), realizado pelo Grupo Gazeta de Comunicação, nesta terça-feira (1º).
No segundo bloco, o liberal questionou Botelho sobre um suposto desvio de emendas na Assembleia Legislativa. O bolsonarista citou a Operação Suserano, que derrubou um esquema na Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf).
“Quero perguntar paro o senhor, os esquemas das emendas parlamentares da Assembleia Legislativa. Teve uma operação recentemente onde foi constatado um esquema de R$ 28 milhões em uma operação identificada da Assembleia. Lá tinha emendas do senhor, o que senhor tem a dizer sobre as emendas e esquemas criminosos de corrupção da AL”, perguntou.
A investigação em questão foi deflagrada no dia 24 de setembro para apurar suposto esquema na execução de emendas parlamentares. As investigações tiveram início a partir do relatório de auditoria que apontou sobrepreço de até 80% do valor de mercado em itens direcionados a kits de agricultura familiar. O dano ao erário seria de R$ 28 milhões.
Botelho rebateu apontado o “destempero” de Abílio e pontuou que a denúncia partiu do próprio governo estadual.
“O senhor não deveria atacar a Assembleia, está atacando um Poder. Isso já é típico, todo mundo sabe como você é, um doido, faz loucura. O tempo inteiro dele é falando do Botelho. As emendas parlamentares são importantes. O deputado faz a destinação, o Executivo (estadual) ou prefeitura faz a execução. Quando tem alguma irregularidade, o governador não passa pano para ninguém. Ele que mandou investigar”, rebateu.
Abílio, por sua vez, chamou o candidato do União Brasil de “mentiroso”, acusando ele, a deputada estadual Janaína Riva, o ex-secretário da Seaf, Luluca Ribeiro, o empresário Alessandro Tubarão ( dono de empresa de uniformes esportivos) de ligações com o esquema.
“O próprio Mauro falou que você tem que parar de mentir. Fale a verdade. Alessandro Tubarão era líder do esquema. Estava você, Janaina Riva, Luluca, todos eles com Alessandro Tubarão. Todos eles com o principal líder de esquema de corrupção da Assembleia. Depois da eleição, a polícia vai mandar bater na sua casa e é o Mauro que vai mandar chegar lá”, disparou.
Momentos depois, Abílio insistiu na pergunta. Botelho, por sua vez, não prolongou o assunto e respondeu falando projetos para idosos.
Deputado Julio Campos
Terça-Feira, 01 de Outubro de 2024, 17h23