O candidato a vereador por Cuiabá, advogado Daniel Padinha (PL), foi o único que recebeu doação de R$ 220 mil do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o 'fundão eleitoral', do Partido Liberal, de acordo com dados disponibilizados nesta quarta-feira (04), no portal Divulgacand, da Justiça Eleitoral. Chama a atenção que nomes que buscam a reeleição como o presidente do Parlamento Municipal e cinco vezes eleito, Chico 2000, e o recém-chegado Fellipe Corrêa não receberam, ainda, os recursos para suas campanhas eleitorais.
Além disso, nomes tidos como "de peso" e que possuem fortes padrinhos políticos também não viram o 'PIX' cair na conta. É o caso da candidata Samantha Iris - do Abilio, esposa do candidato a prefeito da Capital, Abilio Brunini, também do PL.
Ela ainda não recebeu recurso e conta apenas com a doações de pessoas físicas, sendo a maior delas a de R$ 50 mil do empresário do agronegócio, Odílio Balbinotti Filho. Outro a adotar o 'sobrenome' de um bolsonarista foi o candidato Leandro do Cattani, que tem como padrinho o deputado estadual e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, Gilberto Cattani.
Ele não recebeu nenhuma doação da Executiva Nacional, assim como a empresária Paula Calil, irmã do deputado Faissal Calil (Cidadania). Embora o Cidadania, que faz parte da federação com o PSDB, esteja apoiando o candidato Eduardo Botelho (União), Faissal conseguiu, com muito custo, a liberação do partido para apoiar o candidato do ex-presidente em Cuiabá.
Apoiador fiel e com direito a carro adesivado em 2022, mesmo assim a irmã dele ainda não recebeu a doação do fundão. O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, afirmou ao FOLHAMAX que até o final de semana todos os candidatos a prefeito e vereadores que estiverem com seus registros de candidaturas devidamente registrados irão receber os valores. "Todos que tiverem a documentação registrada de forma correta irão ter os valores depositados", garantiu.
Ato antidemocrático
Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2024, 10h40Emilio Costa
Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2024, 07h51