Política Domingo, 07 de Abril de 2019, 20h:15 | Atualizado:

Domingo, 07 de Abril de 2019, 20h:15 | Atualizado:

MARCADOS PARA MORRER

Ameaçado, promotor do MPMT faz curso na SWAT e tem "arsenal" em casa

Reportagem do Domingo Espetacular, da Record, mostra rotina de Mauro Zaque, considerado um dos promotores mais linhas duras de MT

GILSON NASSER
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

 

zaque-arma.jpg

 

Um verdadeiro arsenal. É o que possui em casa o promotor Mauro Zaque, do Ministério Público de Mato Grosso, para garantir sua segurança e de sua família.

Reportagem do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, mostra que Zaque faz curso de tiro para "afiar" a pontaria caso precise. A matéria o considera como um dos promotores do Brasil "marcado para morrer".

"Aqui o promotor se sente em casa. Mostra intimidade com um arsenal que raramente se vê em homens como ele", diz a reportagem. 

Na aula, Zaque treina com um fuzil M4, usada por quadrilhas de grandes assaltantes e pelo Exército norte-americano, e uma carabina calibre 12 semi automática, também de grande poder de fogo. As duas armas, além de uma pistola "ponto 40", também estão na residência do promotor.

Ele disse que já precisou usar das armas para fazer a defesa pessoal. "Em vários lugares. Conforme o ambiente que vou com a equipe de segurança, estamos fazendo uso da carabina calibre 12 e do próprio M4", afirmou o promotor, que como membro do Ministério Público tem direito ao porte de arma.

Além do treinamento para utilizar a arma, Zaque realizou cursos que visam garantir sua segurança. Um deles, é o segurança na SWAT, unidade de polícia especializada nos Estados Unidos. "Eles sempre falam uma coisa: nunca desprezem a intuição. Por exemplo, as vezes você um carro onde tem duas pessoas e sente algo diferente", relatou.

FAMÍLIA

A rotina cercado de seguranças afeta na relação do promotor com a família. A esposa dele, Adriana Zaque, disse que foram várias as vezes em que ficou incomodada com a rotina cautelosa. "Não tem como você sair com duas crianças, ir pro shopping, com três homens junto de você e não ser notada né".

Uma das filhas dele, Gabriela Zaque, contou que sempre teve vontade de morar em casa, mas por conta da cautela em torno do pai, isso nunca foi possível. "Sou apaixonada em cachorro, quis ter vários. Mas isso nunca aconteceu porque não pudemos morar em casa, só em apartamento", lamentou.

Zaque contou queo fato dos apartamentos possuírem mais segurança que as casas sempre pesou na escolha da residência. Todavia, a situação gera incômodo, além da família, nos próprios vizinhos. "Já tive vizinho, por exemplo, que trocou de carro para não ter o mesmo modelo e a mesma cor que o meu".

Ele pontuou que a situação afeta todos os tipos de relacionamentos que possui. Os próprios amigos "se afastam" dele. "Uma vez fora de Mato Grosso fiquei sozinho no carro com segurança e seis amigos foram sozinhos em um carro pequeno para não andarem no mesmo carro que eu por medo".

AMEAÇAS 

As ameaças contra Zaque ocorrem desde que ele começou a atuar como membro do Ministério Público Estadual. No começo, atuou no combate ao contrabando na região da fronteira. Agora, é responsável por investigar outros tipos de criminosos, os do "colarinho branco".

Ele disse que constantemente recebe informações de grupos planejando tentar contra sua vida. "A gente tem toda uma rede de informações ou pessoas anônimas que ligam falando para tomar cuidado, que a organização está contratando pistoleiro em tal lugar".

Até mesmo atentados a bomba contra ele já chegaram como ameaças. "Já falaram que estavam buscando explosivos fora, para promover atentados. Enfim, a gente tem que se precaver, nos cercar de todos os cuidados porque a gente não pode avaliar de forma plena até onde essas ameaças são verdadeiras ou não".

GRAMPOLÂNDIA

Mauro Zaque ganhou destaque nos últimos anos por combater crimes de "colarinho branco". Uma das últimas denúncias de destaque surgiu por conta de sua atuação como secretário de Segurança Pública do Estado, na gestão de Pedro Taques (PSDB): o esquema de grampos ilegais no Estado, denominado "grampolândia".

"Essa denúncia envolvia o primeiro escalão do Governo, o então comandante da Polícia Militar, e outras autoridades que tinham o poder na mão", explicou.

A reportagem lembra que o governador à época, Pedro Taques, foi informado por Zaque sobre o esquema, mas não tomou providências. "Passado um determinado período, eu não vislumbrei nenhuma providência, eu mesmo representei o Procurador Geral da República para que tomasse conhecimento e adotasse as providências para apurar este evento criminoso".

A reportagem afirma que, por conta deste episódio, recebeu intimidações de pessoas ligadas aos envolvidos no esquema. "Entenderam que era importante reforçar a segurança para mim enquanto isso estava transcorrendo", assinalou o promotor.

Zaque, porém, está a dois meses sem segurança institucional. Todavia, a cada 15 dias, o procedimento é reavaliado. 

Contudo, ele detém um agente de confiança que faz sua segurança sempre que necessário. "Com certeza, eu daria minha vida pela dele", garantiiu o agente que preferiu não ser identificado.

 

 





Postar um novo comentário





Comentários (23)

  • Batista Fagundes

    Sábado, 13 de Abril de 2019, 13h17
  • CONVERSA FIADA DESSE PROMOTOR. ACABEI DE VER ELE NUM POSTO DE GASOLINA (sábado13.4) SUBINDO PRÁ CHAPADA SEM QUALQUER SEGURANÇA. A PLACa DO CARRO DELE É QCT...NÃO VOU COLOCAR O RESTO PRA NÃO EXPOR O CARA. MAS ELE MESMO JÁ MOSTROU AS FILHAS NA TV, DISSE QUE TEM UM ARSENAL EM CASA, E OUTRAS BESTEIRAS QUE UMA PESSOA QUE ESTIVESSE REALMENTE AMEAÇADA NUNCA REVELARIA NA TV. LOGO, É TUDO MENTIRA DELE PRA GANHAR OS HOLOFOTES.
    1
    0



  • Valdelicio Pinto

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 16h34
  • Conversa fiada, ameaçado por quem? Pedro Taques? Quem é ameaçado não mostra as filhas na TV, já vi ele chegar sozinho numa moto possante, entrando tranquilamente numa padaria...
    9
    1



  • Cidad?o Matogrossense

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 13h10
  • Fanfarrão, aparecido!!! até chora a procura de holofotes. Triste realidade!!!
    12
    2



  • Adauto

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 12h00
  • Poxa, que matéria nada edificante. O colega já vive instantes de desassossego e aceita externar as suas estratégias. Assim, vira alvo muito mais fácil às facções PCC, CV e outras, ao serem informadas que ele possui grande arsenal em sua residência. Eu também já experienciei isso. Mas não abordo, nem superficialmente, as minhas estratégias e demais particularidades.
    9
    2



  • Paulo

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 10h26
  • Kkkkkkkkkkkkkkkk esse gosta de aparecer.
    20
    4



  • Advogado

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 10h14
  • A reportagem apenas confirma o quanto é holofotes esse promotor. Quem aposta que logo se lança candidato a algum cargo? Ficou feio pro ministério público...devem estar com vergonha alheia.
    20
    4



  • H. Romeu

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 09h58
  • Pra quem não tem armas e seguranças vai fazer o quê. Usar caco de vidro?
    9
    2



  • Andre

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 09h05
  • O pior de tudo é a vaidade e o ego, esse Mauro Zaque passou todas as informações q os criminosos precisavam, eu não entendo o motivo do ser humano querer aparecer, rapaz, até hoje, nem minha família sabe q sou policial, pois eu sou discreto e cauteloso, já vi tanta atrocidade q eu temo mais pela minha família, pois a minha eu terei condições de evitar, mas esse Mauro Zaque falou e expôs tudo, cadê o chefe de segurança desse promotor?
    16
    3



  • ELIAS

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 08h34
  • So acho que esta se expondo mais ainda..os.mala sabendo.disso tudo..podem ficar curiosos...quem vive assim.nao vai pra televisao anunciar o que tem..
    11
    1



  • clovis

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 08h30
  • Engraçado,policiais e agentes penitenciários são ameaçados e mortos pelo crime organizado e nem por isso fizemos curso na swat, mas os deuses do olímpio podem ter até arsenal em casa, país da piada pronta
    14
    1



  • Ggm

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 07h34
  • Estão assistindo muito filme policial.
    10
    1



  • Normal

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 07h29
  • pessoas com auto estima baixa e complicado da um jeito de se aparecer
    12
    2



  • Raimundo

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 07h21
  • Essa matéria comprova que nos cidadãos comuns somos uns bostas, não podemos sequer andar com um canivete, já os fodões poderosos esfregam na nossa cara o direito de se defender da melhor forma possível, e o pior, com nosso dinheiro. Andam com segurança, armados até os dentes, com coletes, segurança para família, até para o cachorro, e nós fudidos tendo direito apenas a trabalhar e entregar o fruto do nosso trabalho ao governo para patrocinar esse tipo de regalias. Doutor se acha que corre perigo, que faz muito para sociedade, pede demissão que fica mais bonito, mas não faz mais esse tipo de autopromoção.
    10
    1



  • Boss

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 06h41
  • Vaidade publicidade e auto promoção ! Ligo estão pedindo auxílio segurança , nada mais .
    10
    2



  • maria

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 06h35
  • kkkkkkkkkk Quem começou com essa grampolândia tirando a privacidade do povo, é aquela delegadinha de MERDA ALANA CARDOSO que não aguenta um pé do ouvido, pra querer se aparecer, e ser promovida a SECRETARIA DE JUSTIÇA se lascou quem foi foi o DR GUSTAVO GARCIA, muito boa escolha por sinal. esse ai tá se achando kkkkkkk quer se aparecer isso sim.
    6
    2



  • Fernando Lopes

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 04h44
  • Sensacionalismo barato da imprensa. Devassam a intimidade da família com nomes e diversas outras informações, expondo ao risco. Reportagem serve mais aos criminosos, suspeita.
    9
    1



  • Sociedade

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 01h09
  • Grande bosta....se tem essas armas mesmo tem que ver se e legal...mas promotor pode fazer o que quiser nada acontece....São deuses....e um mega salário enquanto isso.... executivo nem RGA da....
    11
    1



  • TANGARENSSE

    Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 00h43
  • estas armas estao legalizadas ? pode um cidadao ter tantas armas ???????
    5
    1



  • CLEVERSON

    Domingo, 07 de Abril de 2019, 22h17
  • E fato de que eles (MP E JUDICIÁRIO) são ameaçados em tem que aderir ao protocolos de segurança, mas perto do que os membros da segurança publica policias civis e militares vivenciam, chega a ser bem irrisórios. MAS A DISCUSSÃO NÃO DEVE PAUTAR QUEM E MAIS AMEAÇADO OU MENOS AMEAÇADO, ATÉ POR QUE JÁ SABEMOS A RESPOSTA, A DISCUSSÃO DEVE PAUTAR O QUANTO O CRIME, PRINCIPALMENTE O CRIME ORGANIZADO NÃO TEME MAIS AS LEIS PENAIS E REPRESARIAS DAS FORÇAS.
    25
    1



  • Galileu

    Domingo, 07 de Abril de 2019, 22h01
  • Esse é o Brasil em que vivemos. Se ele que é promotor na ativa está com medo,imagina eu que sou um bosta que convivo todos os dias com esses meliantes que não são presos.
    37
    1



  • Amosil

    Domingo, 07 de Abril de 2019, 21h39
  • Só conversa fiada . . prá boi dormir ...
    42
    9



  • Maur?o

    Domingo, 07 de Abril de 2019, 21h29
  • Tem um ex governador nanico envolvido na grampolandia que não deve tá passando nem agulha mesmo sabendo que gosta de beijar rapazes
    34
    6



  • Raimundo

    Domingo, 07 de Abril de 2019, 21h28
  • Muito mimimi .... É matéria publicitária?
    44
    13











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet