Arquivo
Incêndio atingiu subsolo do novo estádio Verdão em outubro de 2013
O incêndio provocado na Arena Pantanal não oferece riscos à estrutura do estádio. Pelo menos é o que aponta o laudo técnico da perícia de engenharia do Ministério Público Federal (MPF).
Este laudo foi feito com base nos cálculos estruturais realizados pelo engenheiro projetista da Arena, a pedido do MPF. O perito do órgão federal concluiu a análise nesta semana.
Os cálculos estruturais foram pedidos pela procuradora da República Bianca Brito, em fevereiro deste ano. Na época ela afirmou que os laudos que foram feitos para apurar o incêndio eram “inconclusivos”, e havia a necessidade de um estudo mais aprofundado para saber se o incêndio tinha afetado ou não a estrutura do estádio.
Desse modo, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) entregou os cálculos estruturais feitos pelo engenheiro projetista da Arena. Os cálculos foram analisados por um perito de engenharia do MPF, sediado em Brasília.
O especialista analisou o laudo da Secopa e, com base no documento, afirmou que o incêndio provocado no subsolo da Arena, no dia 25 de outubro do ano passado, não oferece riscos à estrutura. No entanto, ponderou a necessidade de reparos em fissuras que ainda existiam na laje.
Em fevereiro, um documento assinado pela procuradora Bianca, indicava que o incêndio na Arena tinha causado danos significativos na estrutura. A Secopa, por meio da assessoria de imprensa, informou que as últimas fissuras, apontadas pelo MPF, já foram corrigidas.O perito em engenharia do MPF fará uma nova vistoria ao local afetado pelo incêndio para confirmar a realização dos reparos indicados.