Assim que foi deflagrada a “Operação Sodoma”, as forças da Segurança Pública do Estado passaram a empreender esforços na tentativa de capturar o ex-governador Silval Barbosa (PMDB). Um áudio do Ciosp (Centro Integrado de Operação de Segurança Pública), que o FOLHAMAX teve acesso com exclusividade, comunica todas as guarnições de que o ex-governador é considerado foragido da Justiça. “Por ordem do coronel Sampaio, secretário-adjunto, informo todas as guarnições que saiu o mandado de prisão do ex-governador Silval Barbosa. Caso se deparem, é para abordá-lo”, diz o áudio.
O anúncio do mandado contra Silval no sistema do Ciosp teve como objetivo atingir todas as viaturas de Polícia na Baixada Cuiabana. Existia a expectativa de que o ex-governador estivesse em trânsito, pois, segundo informações, ele chegou a se deslocar a Assembleia Legislativa onde prestaria depoimento à CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal.
Um esquema chegou a ser montado para prendê-lo no interior da Assembleia Legislativa. “Podemos dizer que ele escapou aos 44 minutos do segundo tempo”, informou um policial ao FOLHAMAX.
O ex-governador havia confirmado presença no depoimento à CPI nesta terça-feira. O presidente da comissão, deputado José Carlos do Pátio (SDD), afirmou que Silval tinha confirmado presença na reunião. “Ontem o ex-governador confirmou a presença aqui e hoje ele não veio. Vamos aguardar a justificativa”, disse o deputado sem ter conhecimento do mandado de prisão contra Silval.
OPERAÇÃO SODOMA
A Operação Sodoma prendeu nesta terça-feira os ex-secretários da Casa Civil, Pedro Nadaf, e de Fazenda, Marcel Souza de Cursi. O ex-governador do Estado, Silval da Cunha Barbosa, está com prisão preventiva decretada pela Justiça.
Neste momento, pessoas ligadas ao esuema estão sendo conduzidas para a Delegacia da Polícia Civil, já que foram emitidos 12 mandados de busca e apreensão e condução coercitiva. Familiares de envolvidos no esquema estão prestando esclarecimentos.
A operação acontece no âmbito de inquérito policial que investiga uma organização criminosa composta por agentes públicos que ocuparam cargos do alto escalão do Governo do Estado nos anos de 2013 e 2014, e apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos mandados de prisão, de busca e apreensão, e medidas cautelares de monitoramento eletrônico e condução coercitiva.
VEJA MAIS
Além de prisões, PC coloca tornozeleiras em suspeitos em MT
Polícia Civil prende dois ex-secretários de MT; Silval está foragido da Justiça
Butano
Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 20h37JUSTI?A IMPLAC?VEL
Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 20h30Silvio Santos
Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 19h55matogrossenseroxo
Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 18h58luiz miguel
Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 18h11carla zaine
Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 17h47