Política Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2025, 12h:27 | Atualizado:

Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2025, 12h:27 | Atualizado:

ANTI-ORUAM

Câmara de Cuiabá aprova lei contra apologia ao crime

 

PABLO RODRIGO
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

lei anti-oruam

 

Com 20 votos favoráveis e uma abstenção, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou em primeira votação o projeto de Lei que proíbe a contratação, por parte da administração pública, de artistas que façam apologia ao crime organizado, ao tráfico de drogas, ao uso de entorpecentes e à sexualização inadequada para o público infantojuvenil.

O projeto foi copiado de outros municípios e ficou conhecida nacionalmente como “Lei anti-Oruam”, já que foi protocolada em mais de 80 cidades como em São Paulo, Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), e Vitória (ES), por exemplo.   A proposta foi apresentada pelo vereador Rafael Ranalli (PL).

Oruam é o nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno. Ou seja, Oruam é Mauro escrito ao contrário. Ele é filho de Marcinho VP, preso por assassinato, formação de quadrilha e tráfico, apontado pelo Ministério Público (MP) como um dos líderes do tráfico de drogas.   

O rapper tem uma tatuagem em homenagem ao pai e ao traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes. O projeto apresentado na capital mato-grossense determina que os contratos para eventos, shows e apresentações contratados pela administração pública incluam uma cláusula proibindo expressões que incentivem o crime ou o uso de drogas.   

O descumprimento das disposições desta lei sujeitará o infrator às sanções previstas na legislação vigente, podendo incluir a devolução dos recursos públicos utilizados na contratação, multa e outras penalidades pertinentes.

O que diz o artista 

Assim que as leis começaram a ser apresentada no país, O rapper Oruam criticou em suas redes sociais as proposituras, afirmando que o projeto não ataca só ele, mas “todos os artistas da cena”.

“Eles sempre tentaram criminalizar o funk, o rap e o trap. Coincidentemente, o universo fez um filho de traficante fazer sucesso e eles encontraram a oportunidade perfeita pra isso”, escreveu.   “Virei pauta política”, disse.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • JOSE DA ALAMEDA SEM AGUA

    Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2025, 13h54
  • PARABÉNS, LUGAR DE LIXO É NO LIXO, E DE ME&$#DA É NO VASO.
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet