28 de Janeiro de 2020,

Política

A | A

Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 23h:27 | Atualizado:

Câmara de VG divulga vencedores do Programa Aluno-Vereador

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Várzea Grande e Comissão Organizadora e Julgadora do Programa Estudantil Aluno-Vereador avaliaram nesta semana as propostas das 26 escolas municipais, estaduais e particulares que participaram do programa. A premiação foi dividida em duas categorias: ensino fundamental (5º ao 9º ano) e ensino médio.

A vencedora da categoria ensino fundamental foi a aluna do 6° ano da Escola Municipal Educação Básica Abdala José de Almeida, Safiri Barros de Souza e a vencedora da categoria ensino médio foi  aluna do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual Júlio Muller, Linda Inara A. dos Santos. A entrega da premiação e a votação das propostas serão feitas na sessão ordinária do dia (10.12) às 8h da manhã no Plenário da Câmara.

Safiri apresentou a proposta de que cada vereador do município adote uma escola e que mostre e discuta com os alunos qual é o seu papel dentro da sociedade. A proposta já se transformou no Projeto de Resolução nº 15/2019 de autoria da Mesa Diretora criando o Programa Escola-Câmara para aproximar mais o vereador do cotidiano escolar de seus problemas, e, se aprovado, será sancionado pelo presidente da Casa, vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM). Já Linda Inara propôs que seja instituído em Várzea Grande o Conselho Municipal da Juventude. Para isso, a Mesa Diretora em conjunto com a Procuradoria do Município propôs o Projeto de Lei nº 182/2019, criando o Conselho Municipal da Juventude, e, se aprovado, será sancionado pela prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos (DEM).

O “Programa Aluno-Vereador” foi instituído por meio da Lei n° 4.500/2019, do vereador Fabinho, presidente da Casa de Leis várzea-grandense.

“Fiquei surpreendido pela criatividade de muitas crianças. As ideias foram pertinentes e de interesse social. Essas duas estudantes que venceram estão de parabéns por ser destacarem e quem sabe futuramente elas serão futuras vereadoras e irão contribuir ainda mais para o nosso município. Parabéns também aos professores e diretores que incentivaram seus alunos a exercerem a cidadania”, disse Fabinho.

Segundo o presidente da Comissão, Santana Ferreira dos Santos, as propostas que não foram vencedoras serão aproveitadas como indicação ao Poder Executivo.  “A participação foi muito boa, tivemos apenas 3 meses pra realizar o programa e tenho certeza que ano que vem a participação será ainda maior”, garantiu Santos.

Os alunos vencedores receberão cada um R$ 1.000,00 (um mil reais) do Banco Sicoob, apoiador do Programa, e os dois professores orientadores dos alunos, Carmindo Cândido do ensino fundamental e Thales Biguinatti Carias do ensino médio também receberão cada um R$ 1.000,00 e as escolas campeãs receberão certificados. 

 

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS