Política Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 12h:52 | Atualizado:

Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 12h:52 | Atualizado:

DÍVIDA

Câmara derruba pedido para investigar EP; veja voto dos vereadores

Se Comissão Processante fosse aberta, gestor poderia ser cassado

SABRINA VENTRESQUI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

emanuel-sorriso.jpeg

 

A Câmara de Cuiabá rejeitou, na manhã desta quinta-feira (21), um pedido de abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Dos vereadores em plenário, 13 foram contra a devassa, oito foram favoráveis e um se absteve a abertura da investigação.

O pedido de CP foi feito pelo vereador Fellipe Corrêa (Cidadania) devido ao prefeito ter encaminhado um projeto de lei pedindo o parcelamento de uma dívida de R$ 165 milhões junto a órgãos federais pela falta de recolhimento de INSS e FTGS de servidores temporários do Executivo. Corrêa alegou que o gestor estaria cometendo crime de apropriação indébita ao não quitar os tributos.

Caso fosse aprovado, Emanuel poderia ser afastado e até mesmo ter seu mandato cassado. Este é o décimo primeiro pedido de CP contra o gestor derrubado pela maioria do Legislativo.

Os vereadores que votaram contra foram Adevair Cabral, Ricardo Saad, Marcus Brito Júnior, Wilson Kero Kero, Sargento Vidal, Lilo Pinheiro, Kássio Coelho, Luís Cláudio, Cezinha Nascimento, Dídimo Vovô, Paulo Henrique, Jeferson Siqueira e Rogério Varanda O presidente Chico 2000 (PL) não vota, uma vez que seu voto é apenas em caráter de desempate.

Fellipe Corrêa, propositor da ação, não votou e seu suplente Eleus Amorim votou pela aprovação da matéria.

Edna Sampaio se absteve e Maysa Leão não esteve presente na sessão. Mario Nadaf também não votou. Já os parlamentares Sargento Joelson, Dr. Luiz Fernando, Michelly Alencar, Rodrigo Arruda e Sá, Eduardo Magalhães, Dilemário Alencar e Demilson Nogueira votaram pela aprovação da Comissão Processante.

Oposicionista ferrenho a Emanuel Pinheiro, Demilson Nogueira afirmou que o prefeito está fazendo uma péssima gestão fiscal. “Cuiabá não merece os caminhos que Emanuel está tomando, fazendo uma péssima gestão fiscal. Ele não respeita a Lei Orçamentária e essa Casa aprova. Estamos diante de apropriação indébita e atos de improbidade administrativa”, disse ao justificar seu voto.

PARCELAMENTO

O motivo do imbróglio, o parcelamento da dívida também entrou na pauta de votação desta sessão. Em caráter urgente urgentíssimo, o Parlamento municipal aprovou o acordo para parcelar os débitos da Prefeitura.

Os 18 votos a favor foram dos parlamentares Adevair Cabral, Ricardo Saad, Marcus Brito Júnior, Wilson Kero Kero, Sargento Vidal, Lilo Pinheiro, Kássio Coelho, Luís Cláudio, Cezinha Nascimento, Dídimo Vovô, Paulo Henrique, Jeferson Siqueira, Rogério Varanda, Demilson Nogueira, Edna Sampaio, Eduardo Magalhães, Rodrigo Arruda e Sá e Sargento Joelson. Dr. Luiz Fernando, Michelly Alencar, Mario Nadaf, Dilemário Alencar não votaram.

Chico 2000 não votou pois não se tratava se empate e Maysa Leão não estava presente na sessão. Edna Sampaio justificou seu voto favorável e afirmou que não pode deixar a Capital ser boicotada pela falta de recursos Federais.

Segundo ela, o município não pode receber valores da União se estiver inadimplente com seus compromissos financeiros. “Não é possível que cada um aceite que Cuiabá seja boicotada pelo governo do Estado e não receba recursos federais. O povo cuiabano tem direito a acessar as políticas públicas do governo Federal. Por isso, eu voto sim a favor do parcelamento ainda que venha vindo em regime de urgência e que essa pauta não estivesse nesta sessão e foi colocada agora pela manhã”, disse.

parcelamento divida.JPG

 

ENTENDA O CASO

Em agosto deste ano, a Prefeitura de Cuiabá apresentou um projeto de lei à Câmara Municipal pedindo o parcelamento de uma dívida de R$ 165 milhões. O montante é devido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelo não recolhimento de tributos e contribuições sociais dos servidores públicos da Empresa Cuiabá de Saúde e do Fundo Único Municipal de Educação. Na proposta, Emanuel requereu 60 meses para pagar as dívidas.

 





Postar um novo comentário





Comentários (14)

  • bird

    Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2023, 07h43
  • UNICO SIGNIFICADO PARA OS VEREADORES DA BASE DO PREFEITO QUE NÃO SERÃO REELEITOS ANO QUE VEM "LIXOS HUMANOS"
    1
    0



  • Indigninadissimo

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 21h24
  • Dois pesos e duas medidas,sim,é desta forma que a casa dos horrores de Cuiabá age,quando é pra cassar até seus pares é uma urgência tremenda,mesmo que merecidamente,agora pra investigar um cara que esta mais queimado que carvão,que toda semana aparece uma operação policial devido a várias denúncias ai eles virão umas toupeiras e que me desculpe as toupeiras,por tal comparação,mas ai is vereadores da casa dos horrores,fecham is olhos.Se acovardam
    3
    0



  • joao batista

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 18h19
  • Ano que vem nas eleições vocês vereadores que estão alinhado com o prefeito irão sentir no voto, alguns ex vereadores que não conseguiram se reeleger por causa do apoio ao EP, estão queimados com o eleitorado cuiabano e não ganham eleição nem para sindico ou presidente de associação de moradores.
    3
    0



  • Victor

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 16h28
  • Até quando esses bolsonaristas vão passar vergonha? Acabou daqui pra frente é PT e Lulão o resto é bosta de cachorro!!!
    3
    4



  • José Maria Cesar Liria Clemencia de Jes

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 16h03
  • Casa dos Horrores em Ação----Proteger um corrupto...vergonhoso...cadê MP/MPF?????nao mandam merda alguma?
    9
    1



  • Marcelo

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 15h51
  • Para de conversar fiado CASA DOS HORRORES, ano que vem passam lá de novo e faz uma BU, pronto, já foi kkkkkkkkkk
    4
    0



  • Maria

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 15h24
  • Marcos, PEIA é o que o EP fez com os servidores públicos tendo seus nomes negativados pelos bancos por empréstimo descontado em folha, PEIA e os servidores recebendo com desconto em folha INSS e FGTS e os mesmo sendo obrigatórios a prefeitura descontou e não pagou. Isso eu sei que é errado, mas vcs ficarem puxando saco de prefeito ou governador e ridículo, deveriam se sentir envergonhados desse tipo de atitude, ser cargo comissionado e uma coisa, mas ficar puxando saco em mídia e feio demais
    6
    0



  • Eleitor das Alterosas

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 14h22
  • Será quanto custou esses votos a favor do PALETÓ aos cofres do municipio. Será que conseguiram encher os bolsos dos PALETÓS.
    15
    4



  • Marcos

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 14h21
  • Eita que "peia" no vereadorzinho defensor do MM. ?
    6
    15



  • Cuiabana

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 14h19
  • A CAMARA MUBICIPAL NAO EROU... DENTRO DA LEI... PODE O PODER PUBLICO PARCELAR E LEGITIMO... O QUE NAO PODE E FAZER ESSE TEATRO TODO PREJUDICANDO A CAPITAL FICAR COM ESSA PICUINHA UMA VERGONHA.
    4
    10



  • DECO

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 14h01
  • A Vereadora Maysa estava aonde? procurando mais uma confusão?
    11
    2



  • Moacir Santos

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 13h32
  • Todos sabem onde os de vermelho estão............no bolso do paletó!!!!!!!!!
    10
    3



  • King

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 13h19
  • Com as devidas excessões, os subservientes do Paletó rejeitariam mesmo essa proposta. Como ficariam seus apadrinhados nos cargos comissionados?
    11
    2



  • DE OLHO NA CASA DOS HORRORES

    Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 13h17
  • UTILIDADE PÚBLICA.... ATENÇÃO POPULAÇÃO VAMOS GRAVAR A CARA DOS VEREADORES QUE ESTÃO ALIENADOS AO PREFEITO DO PALITO, E VAMOS DÁ A RESPOSTA NAS ELEIÇÕES DE 2024,,,,,ESSES VEREADORES NÃO MERECEM A CONFIANÇA NOSSA, VAMOS MANDAR ESSES TODOS PARA PESCAR NO RIO CUIABÁ.. FORA CASA DOS HORRORES...
    13
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet