Após ter o mandato cassado por 20 votos na Câmara Municipal de Cuiabá, a ainda vereadora Edna Sampaio (PT) e seu suplente, Robinson Cireia, desenharam os próximos passos do ‘mandato coletivo’ que o Partido dos Trabalhadores (PT) irá ocupar na Casa das Leis. O presidente do Legislativo Municipal, Chico 2000 (PL), afirmou que dará posse ao professor na próxima semana.
Edna Sampaio não participou e nem apresentou sua defesa no processo de cassação que enfrentava durante a sessão extraordinária desta quarta-feira (11), por considerá-la “ilegal”. Ela fez uma live para apoiadores em seu Instagram, direto de seu gabinete. Com o não comparecimento de Edna e seus advogados, a defesa da petista durante a cassação foi realizada pelo advogado Pedro Henrique Nunes de Oliveira, servidor efetivo da Câmara.
Embora não tenha ficado surpresa com o resultado da votação, com 20 votos favoráveis e cinco ausências, a parlamentar disse que não guarda mágoas dos colegas. “O que aconteceu é da Câmara, sobre essa instituição que quer ludibriar o entendimento da população sobre Verba Indenizatória. Estou sendo condenada por criar uma conta para gestão da minha V.I. Talvez eu seja única aqui que pode prestar contas sobre cada centavo”, declarou Edna Sampaio, acrescentando que desafia os, agora, ex-colegas de Parlamento a fazerem o mesmo.
Edna era investigada pela Comissão de Ética da Casa das Leis por conta de um suposto esquema de 'rachadinha' com sua ex-chefe de gabinete, Laura Natasha de Oliveira Abreu. A ex-servidora transferiu R$ 20 mil de sua Verba Indenizatória para uma conta corrente da parlamentar.
Em entrevista à imprensa, Edna disse que sua defesa, patrocinada pelo ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, a orientou aguardar o resultado do mandado de segurança impetrado na Justiça. “O nosso mandado de segurança está muito bem fundamentado, não precisamos sair de dentro do processo, está tudo muito bem registrado , quando deram notificação para mim, quando negaram que eu tivesse acesso às diligências da defesa, não tem o que discutir. Não existe prova fora do processo”, explicou.
A petista classificou como covarde a fala do presidente Chico 2000, em dizer que após cassada, ela pode perder os direitos políticos por oito anos não podendo disputar as próximas eleições municipais e consequentemente o pleito de 2026. “Acho que o Chico está sonhando. Quando eu conversei com ele a primeira vez ele disse ‘vereadora fica quietinha, caladinha, não fala nada que vai estar tudo certo no final’, porque o que eu estou sendo acusada no calcanhar de Aquiles da Câmara, o limite da transparência. E eles passaram a me atacar na mídia, me criminalizar”, avaliou.
Por fim, Edna Sampaio disse que assim que seu suplente, o professor de história Robinson Cireia ao tomar posse irá apresentar um projeto de lei cobrando mais transparência sobre essa questão da Verba Indenizatória. Ele confessou que não está bem emocionalmente para assumir a cadeira da “companheira”, mas irá defender a classe trabalhadora.
“Vamos tomar posse e juntos lutaremos e faremos a defesa dela. Faremos um projeto de lei para que a V.I seja feita prestação de contas porque nós não temos nenhum interesse nisso. Esse será o nosso primeiro passo”, frisou Cireia, acrescentando que acredita que a Justiça será feita e Edna voltará ao cargo.
Eurides
Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2023, 12h06Pantaneiro
Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 21h57Paulo
Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 21h11WILLIAN
Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 19h17Sapateia muié feia
Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 18h58Raul
Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 18h39Wanderley
Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 17h45alexandre
Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 17h28nelso
Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 17h19