Cassada pela Câmara de Cuiabá, a ex-vereadora Edna Sampaio irá concorrer sub judice nessas eleições. A candidatura dela foi homologada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no último sábado (3) durante convenção. Ela irá concorrer em uma candidatura compartilhada autointitulada 3 Pretas que conta com a jornalista e assessora parlamentar dela, Neusa Baptista, e a ativista dos direitos LGBTs, Daiely Cristina.
A petista foi cassada, pela segunda vez, em junho deste ano, por suposta prática de rachadinha com sua ex-chefe de gabinete Laura Natasha Abreu. Ela já havia perdido o mandato em outubro de 2023, mas ingressou com um recurso no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que determinou seu retorno ao Legislativo Cuiabano.
No entanto, neste ano, a Câmara Municipal a cassou de novo pelo mesmo motivo, a suposta rachadinha por ter utilizado a verba indenizatória da chefe de gabinete para custeio de atividades políticas relativas ao mandato. Edna tenta reaver o mandato novamente na Justiça, mas até o momento não conseguiu.
Edna celebrou a representatividade das 3 Pretas. "O Mandato Coletivo oferece uma nova perspectiva para a governança da cidade. "É um momento de muita alegria, de muita força, de espalhar essa energia militante na construção de um projeto que não é só do Lúdio e da Rafaela, mas de todos e todas que querem mudanças em Cuiabá".
Para a 'co-candidata' Neusa Baptista, a presença das 3Pretas na Convenção é um marco inédito na política local, mostrando o poder de organização das mulheres negras. "Temos mulheres negras que nos representam muito bem na política. são poucas, mas vemos a combatividade dessas mulheres", declarou.
No evento, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) foi homologado como candidato à Prefeitura de Cuiabá assim como a vice dele, jornalista e empresára Rafaela Fávaro (PSD), filha do ministro Carlos Fávaro. "O principal problema de Cuiabá é a saúde, e vamos melhorar o atendimento. Estou comprometido com isso e podem me cobrar daqui a quatro anos. Estarei nas unidades de saúde para organizar o atendimento e melhorar a qualidade dos serviços”, afirmou o petista.
Edna Sampaio também destacou a importância da confirmação da candidatura de Lúdio a prefeito de Cuiabá. "Precisamos de um trabalhador, um servidor público, um médico que possa realmente mudar as políticas no município", afirmou.
Também estiveram presentes na convenção os partidos compostos pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e aliados como PSD, PSOL e Rede Sustentabilidade. Lideranças que estiveram presentes foram o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), o senador Carlos Fávaro (PSD), os vereadores Mário Nadaf (PV) e Pastor Jeferson Siqueira (PSD). (Com informaões da assessoria)
Luiz
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 13h48João Viana
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 13h39Mario
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 12h30Marcelo
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 12h07Eleitor
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 12h06Anderson
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 11h30ELEITOR 2024
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 11h24alexandre
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 10h50Marcos
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 10h39marco antonio
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 10h38joão Nunes
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 09h41Gustavo
Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2024, 09h37