O senador José Aparecido dos Santos, o Cidinho (PR), afirma que o governo do Estado precisa concentrar mais esforços para contemplar municípios do interior com políticas públicas. Ainda ressalta que este será um dos principais desafios do próximo governador de Mato Grosso.
“Houve uma concentração de esforços em Cuiabá e Várzea Grande por conta da Copa do Mundo. Agora, o interior precisa de melhores rodovias para escoar a produção agrícola e ser favorecido com habitação, educação e saúde”, disse.
Cidinho ainda lembra que atualmente 30% dos recursos do FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) estão sendo direcionados para a Copa do Mundo, o que levou a redução de investimentos no interior.
Por outro lado, Cidinho, que é ex-presidente da AMM (Associação Mato Grossense dos Municípios) defende que a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que prevê a distribuição de 50% dos recursos do FETHAB aos municípios seja aperfeiçoada em relação à fiscalização dos recursos financeiros..
“Eu sou a favor que seja melhor discutido. Dificilmente, o próximo governador do Estado vai abrir mão deste recurso financeiro. Um prefeito já tem muitos compromissos e pode colocar o dinheiro para atender educação, saúde e outras atividades, desvirtuando a finalidade original. O Fethab sempre priorizou o interior e passado essa fase da Copa do Mundo vai retomar sua função principal”, disse.