Em meio à polêmica de precariedade dos serviços executados pelas empreiteiras envolvidas em obras da Copa do Mundo, a Assembleia Legislativa abriu licitação para contratar uma empresa que vai ter a responsabilidade de acompanhar e fiscalizar todos os projetos.
A licitação será feita por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) – Pregão Presencial - e já está pré-agendada para às 8h30 do próximo dia 18, na sede da Assembleia Legislativa.
A empresa escolhida vai ter o papel de prestar orientação e consultoria técnica com a elaboração de laudos sobre o andamento dos trabalhos referente as obras conduzidas pelo governo do Estado, e subsidiar as comissões permanentes e especiais da Assembleia Legislativa, conforme as condições e especificações estabelecidas no edital.
A meta do Legislativo é reforçar a fiscalização para evitar desgastes com a sociedade. Obras recém inauguradas como o Viaduto da UFMT e Trincheira Ciriado Cândia apresentaram problemas como falhas no acabamento e infiltrações de água nas paredes.
A situação se agravou ainda mais com a exposição pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) de que 11 obras de mobilidade urbana apresentam problemas estruturais antes mesmo de ser entregue. Ainda em fase de construção, a trincheira do bairro Santa Rosa já apresenta rachaduras na parte de concreto. O relatório foi apresentado à Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa.
Atualmente, a Assembleia Legislativa ainda dispõe da Comissão Parlamentar Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo que promove vistorias técnicas nas obras em Cuiabá e Várzea Grande desde 2009.
Na época em que foi criada, faziam parte da Comissão da Copa os deputados titulares (presidente) J. Barreto (PR), Baiano Filho (PMDB), Emanuel Pinheiro (PR), Luiz Marinho (PTB) e Airton Português (PSD), além dos membros suplentes Mauro Savi (PR), Wagner Ramos (PR), Adalto de Freitas (SDD), Alexandre César (PT) e Walter Rabello (PSD).
O grupo é responsável pelo acompanhamento e a divulgação dos trabalhos elaborados para viabilizar a Copa do Mundo. Além disso, compete aos parlamentares citados a emissão de pareceres relacionados à divulgação de fatos relacionados ao evento.