A Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades realizou na tarde de hoje (24), a primeira reunião para instalação e inicio dos trabalhos. O presidente, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) lembrou a importância da comissão no sentido de buscar alternativas para os conflitos de limites intermunicipais em Mato Grosso.
“Através da comissão formalizamos uma parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan/MT) que está desenvolvendo um estudo para atualização do mapa cartográfico de Mato Grosso. Isso resultará na atualização das fronteiras intermunicipais em nosso estado”.
O vice-presidente, deputado Mauro Savi (PR), disse que a maioria dos municípios sofre com essa questão de limites geográficos e é de extrema importância a atuação da comissão. “Um exemplo prático é Santo Antônio do Leverger, onde o seu território está sendo invadido pelos municípios do entorno, inclusive Cuiabá, e que tem afetado, inclusive a economia local”.
Também membro da comissão, o deputado Wagner Ramos do PR elogiou o avanço dos trabalhos. “Todas as ações realizadas pela comissão vai corrigir erros anteriores”. A comissão ainda é composta pelos deputados titulares: José Domingos Fraga (PSD) e Ademir Brunetto (PT) e suplentes: Teté Bezerra (PMDB), Luiz Marinho (PTB), Pedro Satélite (PSD), Nininho (PR) e Sebastião Rezende (PR).
A próxima reunião ordinária da comissão vai acontecer no dia 14 de maio, ás 14h, na sala das comissões, no 2º piso.