Representantes do Tribunal de Contas da Bahia realizaram nesta segunda-feira (24.03) uma visita técnica ao TCE-MT para conhecerem as práticas de gestão que possam ser adotadas como modelo na instituição. As analistas de controle externo Delza Teixeira Matos e Raimunda Malafaia puderam conhecer a instituição e as metas definidas no seu Planejamento Estratégico, além de programas e práticas inovadoras que chamaram a atenção. Além de Mato Grosso, a comissão também realizou visitas nos Tribunais de Contas da União, de Minas Gerais e Pernambuco.
A comissão foi recebida pela assessora de articulação institucional Cassyra Lúcia Vuolo e em seguida, participou de uma reunião na Secretaria Geral do Controle Externo com a secretária e assessor de desenvolvimento do Controle Externo, Maria Aparecida Rodrigues Oliveira e Joel Bino do Nascimento Junior.
Dentre os destaques apontados pela analista Raimunda Malafaia durante a visita estão a criação do Termo de Ajustamento de Gestão e a reestruturação da prestação de contas adotadas pelo TCE-MT. "Foi feita uma pesquisa em todos os Tribunais e o que nos chamou a atenção no TCE-MT foi a modernização e a normatização dos processos de contas. Após a visita, uma comissão formada por auditores e analistas do controle externo da Bahia se reunirão para definir o que de melhor pode ser adotado, desde que respeitadas as peculiaridades e a cultura do Estado, que não devem ser desprezadas na hora de implantar qualquer sistema'', afirmou.
Malafaia acrescentou ainda que a modernização é fundamental no processo de evolução da gestão pública, com o objetivo de "agilizar os trabalhos de fiscalização, não somente nos gastos públicos, como também na gestão e satisfação da sociedade com os resultados'', pontuou.
A analista Delza Teixeira Matos ressaltou que a visita foi formalizada diante da necessidade de constante atualização e do saneamento de falhas e melhorias no controle externo da Bahia. "Estamos buscando melhorias nos processos das contas. Durante a visita pudemos conhecer a metodologia que o Tribunal aplica nas auditorias in loco, os produtos que são gerados a partir delas, o impacto que o tribunal pretende com estes trabalhos, principalmente o resultado social e as melhorias para que a sociedade fique cada vez mais satisfeita com o nosso trabalho'', afirmou.
No período da tarde a comissão dará continuidade às reuniões na Segecex, no gabinete da presidência do TCE-MT, às 15h30 e na 6ª relatoria do conselheiro Sérgio Ricardo, às 16h.