06 de Agosto de 2020,

Política

A | A

Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 17h:33 | Atualizado:

CORPORATIVISMO & GRAMPOS

Conselho de coroneis concede prisão domiciliar a Zaqueu; cabo segue preso

Para conselho, apesar de ser cabo, Gérson Correa tomava decisões superiores a de coroneis da PM


Da Redação

grampos-audiencia.jpg

 

Apesar do juiz Murilo Mesquita Moura, da 11ª Vara Criminal de Cuiabá, votar por manter as prisões preventivas do coronel Zaqueu Barbosa e do cabo Gerson Luiz Correa Junior, o conselho formado por coronéis da Polícia Militar votou de forma diferente. Com isso, ficou determinado a concessão de prisão domiciliar ao ex-comandante-geral da Polícia Militar e a manutenção da prisão do cabo da Polícia Militar.

Ambos estão detidos desde maio de 2017, acusados de serem, respectivamente, o líder e o principal operador do esquema de grampos ilegais no Estado. Nesta sexta-feira, foi realizada a audiência de instrução sobre o caso.

Testemunhas arroladas pelo Ministério Público Estadual prestaram depoimentos. Entre elas, estão o promotor Mauro Zaque, o servidor público Mário Edmundo, a sargento da Polícia Militar, Andrea Cardoso, o cabo Euclides Torezan e ainda o soldado Clayton Dorileo.

Os réus ainda não foram ouvidos. Ao final da audiência, as defesas de Zaqueu e Correa solicitaram as revogações das prisões preventivas.

Alegam que já duram muito tempo. O Ministério Público se manifestou contra as solturas.

O MPE descreveu que duas testemunhas relataram sentir medo dos acusados, uma vez que colaboraram com as investigações. Além disso, apontou que três testemunhas arroladas pela acusação ainda vão depor.

VOTO DO JUIZ

Na decisão, o magistrado lembrou que os inquéritos dos grampos já passaram por três instâncias – 11ª Vara Criminal, Tribunal de Justiça e Superior Tribunal de Justiça -. Em todas elas, as prisões de Zaqueu e Gerson foram mantidas.

Ao analisar os pedidos, o juiz afirmou que os requisitos necessários para as prisões ainda estão mantidos destacando principalmente a manutenção da ordem pública. “A prisão dos réus, coronel Zaqueu Barbosa e cabo PM Gerson Luiz Correa Junior, se mostram indispensáveis para garantia da ordem pública, diante da gravidade concreta das condutas supostamente perpetradas pelos acusados, a qual foi muito bem destacada em decisão que decretou a custódia ao elencar que houve a utilização da máquina estatal para fins de espionagem de jornalistas, juízes, desembargadores e etc”, explicou.

Murilo Mesquita pontuou, entre outras coisas, a ameaça ao promotor Mauro Zaque. Numa conversa de WhatsApp, Correa chegou a falar em "arregaçar" Mauro Zaque.

VOTO DO CONSELHO

Porém, em ações militares, o voto do conselho formado pelos coronéis Valdemir Benedito Barbosa, Luís Claudio Monteiro da Silva, Elielso Metelo de Siqueira e Renato Antunes da Silveira Júnior é que decide sobre a manutenção ou revogação da prisão preventiva. Três dos coronéis que formam o conselho votaram pela concessão da liberdade de Zaqueu Barbosa e manutenção da prisão de Gérson Correa. 

Já o coronel Elielso Metelo de Siqueira votou pela concessão da liberdade com monitoramento eletrônico do ex-comandante da PM e manutenção da prisão de Gerson Correa no Centro de Custódia de Cuiabá. Em seus votos, os coronéis enfatizaram que o benefício maior a Zaqueu não se trata de “corporativismo”.

Para eles, ficou nítido que, apesar de patente muito inferior, é Gerson quem tomava as principais decisões sobre o esquema, superiores até de que Zaqueu Barbosa, suposto líder. "Acho que a participação dele é bem superior a do Zaqueu", disse um dos membros do conselho.

 



Postar um novo comentário

Comentários (39)

  • Daniel | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 19h37
    2
    1

    Indignada estamos nós,independe do que a Deputada disse ou deixou de dizer ela é suspeita em falar do Lesco e da família dele. Afinal foi graças ao trabalho árduo tanto dele quanto do cabo que o pai da deputada foi parar atrás das grades. É óbvio que falaria mal da família do Lesco para sempre.

  • Indignados estamos nós! | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 15h43
    1
    3

    Cara indignada, o que ficou muito claro é que seu marido, ainda no GAECO, usava do conhecimento e lá já ouvia pessoas. Janaina Riva disse que sua vida pessoal foi comentada pela mulher do Cel Lesco. O cabo já disse que esses telefones da deputada não estavam com ela, ou seja, era prática do seu marido ouvir pessoas e comentar, como depôs o amigo do próprio cabo. Quem foi pra putaria preso? Quem ameacou todo mundo? Quem é o fanfarão que falava das escutas para os amigos? Fez, trinca o dente e seja homem!

  • Paulo | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 10h20
    1
    1

    Cabo se vc não entregar a galera vc que vai dançar a baiana, porém entrega logo moço, vai querer pagar pato sozinho..... a corda arrebenta do lado mas fraco.

  • Emílio | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 10h12
    0
    2

    Isso mesmo Cb, se vai fazer coisa errada que segure a honda, de cara porcaria que não aguenta um tapa na mesa o Brasil ta cheio

  • Dornele$ | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 10h05
    4
    0

    Só mesmo neste (des) governo traques, para um cabinho mandar em coronel. Pra quem conhece bem Zaqueu, sabe que isso é uma tremenda mentira. Esse quarteto fantástico, bem que podia inventar uma mentira melhor!

  • Gustavo | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 07h00
    3
    1

    PARA INDIGNADA, vulgo ESPOSA DO CABO, será que alguém colocou uma pistola na cabeça do seu esposo e o obrigou a fazer alguma coisas? É simples: manda ele abrir a boca e contar tudo! Não adianta ficar tentando transferir responsabilidade. Esse advogado do cabo precisa falar pra ele abrir a boca e ponto.

  • Luiza | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 23h03
    20
    1

    Kkk coitado do cabo, ele que era o cmte geral.

  • Investigador | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 22h30
    21
    4

    E cabo puxa saco abre a porta do rabo antes que o pau vai entrar somente em vc chama a imprensa e divulga que o mandante do crime sabemos que é Taques....joga a bosta neste viado....vc vai ser excluído e condenado sozinho....zaquel ja te chamou cabo cabeça de piça....

  • Façam justiça!! | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 21h57
    23
    2

    E o conselho dos cabos o que deliberaram???não votaram ?? Vai vendo cidadão como funciona o militarismo!!!

  • Roberto Alves | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 21h42
    14
    0

    So treta, nao vai dar nada

  • Juca de Cuiabá | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 21h32
    20
    0

    QUEM DEVIA ESTAR PRESO É PEDRO TAQUES E PAULO TAQUES.... A ORDEM PARTIU DELES..... ACHEI QUE ESSES MILITARES ERAM MAIS..... VÃO PAGAR POR TEREM RECEBIDO ORDEM DESSES BABACAS... O MATO GROSSO TODO SABEM QUE A ORDEM PARTIU DO PEDRO TAQUES.... QUE MANDOU SEU PRIMO PAULO TAQUES. SÓ ESSES CARAS QUE NÃO ENXERGAM....

  • karlos | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 21h18
    19
    3

    corporativismo graduado dentro da corporação ou seja o cabo ja pode ate pensar em formar uma dupla de funk, ele se chamara MC ferrou, falta agora o MC DEU MAL. isso e bem mato grosso ou melhor brasil.

  • Eunice | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 21h09
    26
    4

    vergonha, vergonha,vergonha desse governo e da instituição Polícia Militar, servir e proteger; servir ao governo e proteger as falcatruas de seus pares. Ai vemos que estamos perdidos mesmos, pois o poste mija no cachorro, ou esse Coronel que foi comandante geral é um banana, que o cabo que manda, imagina os demais oficiais, se um Coronel comandante geral o cabo é quem toma as decisões, para que essas patentes e graduações, sò para ganharem altos salários, que sejam extintas patentes e deixem somente soldados e cabos, pois o cabo manda em sargento e coroné.O salário de um Coronel paga 4 cabos ou 6 soldados, se acabasse com as patentes e graduações de sargento para cima, daria para aumentar e muito o efetivo; mais aumentar para que? Pois uma instituição manchada que perde a cada dia a credibilidade perante a sociedade e pelos demais componentes, ou corta o mal pela raiz ou sempre será uma instituição sem credibilidade o que faz com que lembramos do filme tropa de elite.

  • indignada | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 20h56
    17
    4

    Zaqueu, feziz por destrur a vida do correa? Lesco, feliz em permitir que zaqueu envolvesse corea nessa mesda? Só vc tinha a patente e autoridade para peitar zaqueu e, assim, proteger correa. Dorme tranquilo? Come bem em sua casa. Eu preferiria nem ter nascido a ter esse peso nas costas. Quanto vale a vida do cabo que vocês deztríram?

  • Fernando | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 20h55
    19
    1

    Lamentável, da nojo de ver notícias hj em dia é só nego safdo se dando bem.

  • Galináceos | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 20h46
    11
    0

    Além da cabo mandar em coronel, audaciosa era comandante geral da polícia militar na época

  • Manoel Ornellas de Almeida | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 20h41
    3
    19

    Pode até se pensar em corporativismo!!! Porém, para se corrigir prisão injusta tudo é válido, porque liberdade e vida se confundem. Parabéns aos Coronéis por fazer justiça e mostraram que não se faz mais juiz como antigamente.!!!!

  • silva | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 20h38
    9
    7

    Pegou mal, pegou muita mal essa decisão, tinha que ser soltado todo mundo, prirncipalmente tendo parecer favorável do MP pela soltura de todos. Sotar o Cel da maior patente e que deu todas as ordens, segundo o que está no processo e manter o Cabo Gerson preso, que só cumpriu ordens, foi a maior das injustiças. Só pq tem testemunha que está com medinho do cabo gerson, que nunca fez mal nem a uma formiga. Porra, se tem medo de cabo gerson, não tem medo de bandido de verdade? Sandro Loko, Cabelo de Bruxa, tem medo desses????? Ta fazendo o que na polícia então, pinpolhos??? Ta com medinho, mimimi? Pede pra sair, caralho, como dizia Cel Nascimento.. É cada uma!!!!!!! Falta macho nessa PM, e os que são estão presos. Pobre da população que esta sendo muito prejudicada com o afastamento deles do. trabalho.

  • Farda manchada | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 20h27
    18
    1

    Isso tem que ir para o programa do fantástico. É uma palhaçada!!! Pouca vergonha!!! A justiça é cega mesmo , agora eu vi tudo !!!

  • Cuiabano | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 20h25
    18
    1

    Cabo assumi a máxima culpa e daqui uns 4 meses é solto! Leve, livre e solto e com os bolsos : do palet$$$$$$$$$$$$$$$$ooooooooooó É MT até quando vai assistir a tudo isso e manter-se de pé?

  • Gilson Manoel de Souza | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 20h20
    16
    1

    Cabo gerson entrega logo essa turma antes que vc se ferre sozinho, vc viu que a turma so livrou o patrao o peao ta no sal. Acelera a delacao, viu a cara do Lesco, coitadinho todo emborcado, quando tava na chefia da casa militar so andava de terno parecia o MIB will smith, cabo entrega logo pq da sujeira toda so sobrou o cabo da vassou para vc fazer de banco.

  • DEIXA Q EU CHUTO | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 20h12
    13
    0

    Eu já sabia que a melhor graduação da PM era o sargento, porque MANDA ATÉ NO CABO, mas até no Cel eu não sabia, fato novo, o cabo e comedor mesmo.

  • Tijucal | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 19h01
    18
    0

    Isso foi bom acontecer para a população ver para que serve uma corregedoria militar, consegue provar que um simples cabo manda em um Cel PM que é CMT geral, tudo isso nas barbas da justiça.

  • Jaimão | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h57
    11
    0

    Tá prêmio por proteger Pedrinho malvadeza.

  • Jorge | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h57
    30
    0

    Já percebeu em cabo que a taboca vai quebrar por seu lado é sempre assim. Entrega essas pestes toda o governo que vc protege não vai ganhar aí e o fim. Se ele ganhar vc pode se salvar mas, é uma missão meia difícil.

  • Adolf Hitler | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h50
    41
    1

    liberdade ao cabo tambem. 1 peso e duas medidas essa e a nossa justica.

  • Jose Luiz | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h35
    45
    1

    Pelo que entendi, o cabo mandava no coronel. ISSO É BEM MATO GROSSO!

  • Marcos | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h34
    38
    2

    Esse país tem que acabar. Colocar coronel para julgar coronel, é brincadeira.

  • observador | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h32
    42
    1

    ainda tinham alguma duvida , sobre a libertacao do cel. todos formaram juntos, da mesma turma.

  • Roberto | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h32
    38
    0

    Novidade, oficiais se protegem, se caso do aluno Claro do Bombeiro for julgado por oficiais a Ten Ledur vai sair de boa também, vergonha. Agora cabo manda em coronel kkkkkk

  • Elisangela | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h31
    43
    1

    Ou seja coroneis puxam sardinha pra si. So nesse pais que o mandante sai e o executor fica preso. Que pais de bosta.

  • Roberto Arruda | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h26
    54
    1

    Sabia que a corda arrebenta para o lado do mais fraco, entrou até o cabo no cabo.

  • José Antônio | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h23
    44
    1

    Isso já era de se esperar, isso é corporativismo sim jamais um oficial superior irá se posicionar contra outro oficial superior são todos panelinhas, a corda sem arrebenta do lado mais fraco. Se prepara cabo, vai sobrar só pra você. Abra a boca, jogue a m.... no ventilador, você já tá complicado mesmo, leve todos pro mesmo buraco junto com você. Não segure essa bronca sozinho. ABRA A BOCA IRMÃO.

  • Manuela | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h19
    34
    0

    Esse cabo ou ele abre a boca e conta toda verdade é entrega os mandantes, ou ficará como o único responsável pelo crimes de grampos ilícitos. A sociedade quer a verdade cabo.

  • eulke | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h18
    31
    3

    TA AI, PUXOU SACO E SE FERROU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • vergonha de judiciário | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h15
    50
    4

    não vai perder a FARDA ???? Se fosse Recruta estava no sal na Rua !!!!

  • O q vc quer | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h13
    48
    3

    puxação de saco

  • Sociedade | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 18h06
    46
    3

    Praça puxa saco ai Coronel saiu e vc ficou

  • Justiça onde? | Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018, 17h53
    36
    2

    Ora, quem tentou acachapar até desembargador está solto! Vai prender os outros?

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS