Política Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 11h:55 | Atualizado:

Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 11h:55 | Atualizado:

ROTA DO OURO

CPI revela que narcotraficantes e políticos usam mineração para lavar dinheiro

Wilson Santos diz que dinheiro ilícito tem sido aplicado em extração de ouro devido à fragilidade da fiscalização

RAFAEL COSTA
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

cpi-renuncia.JPG

 

A exploração de minérios em Mato Grosso tem sido uma atividade econômica produdiza, em parte, para lavar dinheiro de narcotraficantes e quantias milionárias desviadas de cofres públicos por agentes políticos. A polêmica declaração foi dada pelo presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Renúncia e Sonegação Fiscal da Assembleia Legislativa, deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

O parlamentar diz que a frouxidão da fiscalização permite que irregularidades ocorram sem a devida intervenção dos órgãos de fiscalização vinculado à administração pública. 

"Essa atividade tem sido sim utilizada para lavagem de dinheiro do narcotráfico e também de alguns setores do dinheiro sujo da política. É um setor que corre solto, porque a produção é autodeclarada. É o minerador que informa qual o valor que foi produzido. O Estado através da Sema [Secretaria de Meio Ambiente] e a União pela agência de mineração não consegue fiscalizar sequer os garimpos legalizados muito menos as centenas de garimpos ilegais espalhados em Mato Grosso", disse. 

Wilson Santos ainda diz que a exploração de minérios para esquemas ilícitos é evidente diante dos indícios já colhidos pela CPI. "Afirmo isto Com base nas contradições. Como é que a atividade econômica que menos paga impostos no país que é a atividade mineral só pague 1% de IOF no ouro e 1,5% de CEFEM? Como é que ainda há sonegação nesta área?  E aí a gente tem vários indicadores de que ou é para lavagem de dinheiro do jogo sujo de algum setor político ou do narcotráfico", concluiu.

Rota do ouro

O deputado Wilson Santos ainda reforçou sua acusação lembrando o depoimento do empresário Filadelfo Dias na CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal de que altas quantias de ouro foram remetidas ao Exterior sem qualquer fiscalização ou cobrança de impostos. 

"Em depoimento nesta Casa de Leis, o empresário Filadelfo Dias declarou que 45 toneladas de ouro sairam da Serra do Caldeirão em Pontes e Lacerda com destino a Bolívia sem qualquer pagamento de imposto ao Brasil", disse.

O relatório a respeito da mineração na CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal será produzido pelo deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, e está em fase de elaboração. Posteriormente, a CPI vai concentrar investigação de suspeita de sonegação de impostos e outras irregularidades fiscais pelos setores de frigoríficos e agronegócio. 

 

 

 





Postar um novo comentário





Comentários (11)

  • pedro paulo

    Quarta-Feira, 03 de Novembro de 2021, 07h09
  • o NININHO vai produzir o RELATÓRIO? então não ter nada! qualquer coisa colocam fogo no chapéu de palha dele!
    3
    0



  • João cuiabano

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 20h02
  • Agora tem empreiteira nova na área fazendo a mesma coisa, dando 28% de desconto ou mais , oremos pelo menos para conseguir excetuarem a obra né
    4
    0



  • Gustavo

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 19h50
  • O Pinóquio fala tanto em ouro que só lembrando na primeira oportunidade ele colocou o irmão dele outro sem futuro para comandar a Metamate para que não sabe e quem controla todos os garimpo do mato grosso ainda bem que não durou muito no cargo A raposa cuidando do galinheiro.
    6
    0



  • Edvarton

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 17h39
  • Quantos anos você Wilson Santos, do pau oco está aí ba assembleia legislativa nunca fez nada por Mato Grosso , por isso é conhecido como galinho galize, porquê galizer não serve pra nada só enfeite de poleiro, porquê você não encaminhou um projeto de lei pra realizar um concurso na SEMA pra mais fiscalização, o Governador sempre trabalhou com mineração de ouro e todos fiscalização são feitas pela União e a SEMA. Quando você sair do poleiro pra cantar de galinho da os nomes, já mais só pra se aparecer e tentar ganhar votos
    9
    3



  • joao batista da costa

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 17h27
  • Se o MP de umas voltinhas no interior do estado vai descobrir muitos crimes, mas nessas regiões não tem hotéis de luxo, asfalto nem aeroportos pros bacanas se deslocarem sem sujar os sapatos
    6
    2



  • Zé povinho

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 16h11
  • Esse cara de galinha não fez porcaria por Cuiabá, agora quer ser o santinho do pau oco, quem foi o doído que colocou ele de frente da CPI..... vai pentear macaco e caçar de fiscalizar os postos de combustíveis que tá lascando a população com esses preços absurdos....
    8
    1



  • Suelene

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 14h49
  • POR ISSO QUE MEU PAI SEMPRE FALAVA QUE A FISCALIZAÇÃO SEMPRE INCOMODOU A MAIORIA DOS POLÍTICOS OS GOVERNADORES E AQUELES QUE QUEREM ANDAR NA ILEGALIDADE.
    8
    2



  • Marte

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 13h28
  • O atual governador é um "gde" garimpeiro!!!
    19
    2



  • Maedina

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 12h55
  • Olha gente isso é só o início? tem muitos desses posando na foto de Zé Bonitinho?, vamos aprofundar as investigações tem coisa do arco da velha que vira a tona vai ser emocionante
    13
    1



  • Pantanal destruído

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 12h04
  • Quem é hj o maior sócio de garimpeiros é cujo filho está a frente dos negócios?????? Inclusive na CPI o garimpeiro declinou o nome do seu sócio???? Vamos aguardar até qdo a escuridão e o silêncio vão preponderar!
    12
    0



  • Rafa

    Terça-Feira, 02 de Novembro de 2021, 12h01
  • Dizem por aí que MM e o Silval são donos de mineradoras de ouro no Pará será vdd?
    15
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet