A deputada estadual Janaína Riva (MDB) disse que não descarta nem crava como certa a federação envolvendo os partidos Republicanos e o MDB. A declaração foi feita na última quarta-feira (9), um dia depois do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ser anunciado como pré-candidato ao Governo do Estado em 2026.
Ao contrário da emedebista, Pivetta descartou a federação. "Olha, eu não posso nem descartá-la, nem dizer que ela está certa porque eu sei que ela é algo muito maior do que o diretório aqui do Estado de Mato Grosso. A gente dá a nossa opinião sobre, eles ouvem, mas sei que vai ser uma decisão nacional com foco especialmente nas bancadas nacionais, que é o objetivo dos partidos. Eu não apostaria que não vai acontecer", disse.
Ao ser questionada que se, caso o projeto se concretize, quem assumiria o comando da federação seria Pivetta, Janaína afirmou que não se preocupa com isso. Enfatizou ainda que MDB não abrirá mão da candidatura dela ao Senado.
"Não tenho preocupação com isso. Eu tenho também do MDB a garantia da minha candidatura. Pode-se ficar numa situação espinhosa com relação a isso, mas eu duvido que o MDB vai abrir mão de uma candidatura senatória pela candidatura majoritária de qualquer outro candidato, não só do Pivetta, mas qualquer outro", asseverou.
Riva desconversou sobre ser mais "fácil ou díficil" ser candidata com a federação ou não, mas comentou que está vivendo um dia de cada vez e que o cenário estadual e nacional também influenciam. Ou seja, na opinião da parlamentar, os candidatos ao Governo e à presidência precisam estar mais definidos. Em outubro, segundo ela, haverá a definição.
"Não sei falar se seria mais fácil ou mais difícil, isso vai depender muito do contexto nacional, quem vai ser o candidato a presidente da República, e isso para a gente influencia muito de qual partido ele vai ser, como vai acontecer aqui no Estado, se o governador renuncia, se o governador não renuncia. Então, é muita coisa para acontecer até o ano que vem. Não dá para a gente chutar sobre isso. Eu tenho tentado viver um dia de cada vez, senão fico maluca", declarou.
Servidor público
Sábado, 12 de Julho de 2025, 17h30DIFERENTONA
Sábado, 12 de Julho de 2025, 16h20ESPANCADOR DE MULHER
Sábado, 12 de Julho de 2025, 11h32RODRIGO FERREIRA
Sábado, 12 de Julho de 2025, 10h49PIVETANAO
Sábado, 12 de Julho de 2025, 09h58