Em meio ao processo de composição da nova executiva estadual do MDB em Mato Grosso, a deputada estadual Janaína Riva respondeu com firmeza a declarações do presidente do MDB de Cuiabá, Francisco Faiad. Ele sugeriu que ela se dedicasse exclusivamente ao seu projeto ao Senado ao invés de buscar a presidência do partido municipal.
Janaína destacou que o momento é de diálogo e unidade. “Não, olha, a construção para a nova executiva do partido está sendo muito bem feita. Nós fizemos já a reunião preparatória, a reunião foi muito boa. Eu acredito que a gente vai fazer uma chapa de consenso dentro do partido. Estou muito animada com isso”, declarou na quarta-feira (09).
O futuro comando estadual do MDB, capitaneado por Janaína Riva, mira a consolidação de um posicionamento de centro-direita às eleições de 2026. A deputada e apoiadores defendem repulsar qualquer vínculo com o governo do presidente Lula (PT).
Em Mato Grosso, a estratégia inclui rearticular diretórios municipais e formar alianças com partidos mais à direita. Em meio ao distanciamento do partido em relação ao governo Lula – cenário central no debate interno sobre o posicionamento do MDB – Janaína afirmou que pretende conversar com o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o “Emanuelzinho”, vice-líder do governo petista na Câmara, para participar do processo de transição.
Apesar do “convite”, tanto a saída dele como a do pai, ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, são dadas como certas. A dupla deverá escolher o PSD do ministro da Agricultura Carlos Fávaro. “Entre nós, deputados estaduais e federais, talvez só com a exceção do Emanuelzinho, também não sei porque ele não falou para mim que é contra, e a gente vai chamar ele também para participar”, afirmou a deputada
ANA LUZIA TIMO MANFIO
Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 11h14Cuiabano
Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 10h49Oliveira Sampaio
Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 10h12luiz
Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 10h04Jotinha
Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 09h26