A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) afirmou que, mesmo nomeada, não fará parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o suposto uso indevido de recursos de fundos constitucionais por parte do Governo do Estado. Ela foi indicada como suplente da "CPI das Pedaladas".
O pedido com as assinaturas da CPI foi lida no plenário no dia 16 de janeiro. Os parlamentares queriam que a Comissão tivesse os membros nomeados após a nova divisão dos blocos partidários do Legislativo, mas o presidente da Casa, Eduardo Botelho (PSB), cumpriu o regimento e nomeou os integrantes com os blocos atuais.
A medida contrariou alguns deputados, entre eles, Janaina Riva. “Diante da informação de que o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho nomeou os membros da CPI das Pedaladas sem aguardar a formação novos blocos partidários como era o desejo dos parlamentares que assinaram o requerimento, a deputada estadual Janaina Riva informa que não fará parte da Comissão Parlamentar de Inquérito uma vez que é contra a formação atual composta basicamente pela base do governo”, disse a parlamentar, em nota oficial.
Janaina Riva acrescentou ainda que, com a atual divisão de nomes na CPI, onde ela ficou como suplente, a Comissão não estará comprometida com a verdade e será um desperdício de dinheiro público. “A parlamentar considera desperdício de dinheiro público instaurar uma CPI fictícia com o objetivo de não investigar e que claramente não está comprometida com a verdade dos fatos”, completou a deputada.
A CPI vai investigar a arrecadação e aplicação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Com 16 assinaturas, a "CPI das Pedaladas", como vem sendo chamada, irá apurar quanto os fundos arrecadaram, como foram feitos os repasses e se houve algum desvio de finalidade destes recursos por parte do Governo do Estado.
Assinaram a CPI dos Fundos os deputados estaduais Oscar Bezerra (PSB), Allan Kardec (PT), Zeca Viana (PDT), Mauro Savi (PSB), José Domingos Fraga (PSD), Adalto de Freitas (Solidariedade), Janaina Riva (PMDB), Guilherme Maluf (PSDB), Wagner Ramos (PSD), Baiano Filho (PSDB), Wancley Carvalho (PV), Adriano Silva, Romoaldo Júnior (PMDB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Valdir Barranco (PT) e Silvano Amaral (PMDB). Destes, quatro são de oposição ao governador Pedro Taques (PSDB) e 12, em tese, da base de sustentação do palácio Paiaguás.
MEMBROS
Nesta sexta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho, oficializou a composição da CPI. Pelo bloco de situação, foram indicados Mauro Savi (PSB), que irá presidir a CPI, Leonardo Albuquerque (PSB), Adriano Silva (PSB) e Odanir Bortolini "Nininho" (PSD). Já pela oposição, vai compor a comissão o deputado Allan Kardec (PT). Já os suplentes são GUilherme Maluf (PSDB), Romoaldo Junior (PMDB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Wagner Ramos (PSD) e Janaína Riva (PMDB).
Janete
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 22h25Moacir
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 20h13Valter
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 19h02eunice barros
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 18h21Satisfeito
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 18h13Man?
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 17h23Fujona
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 17h07Antenor
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 16h50saraiva
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 16h38JEFERSON MATOS
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 16h12