O vice-presidente do Diretório Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o deputado federal Juarez Costa, acredita que o advogado Francisco Faiad será reconduzido ao cargo de presidente da Comissão Provisória do MDB em Cuiabá. Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (23), o parlamentar lembrou que já havia um acordo pré-existente que colocava o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), como responsável por fazer a indicação do próximo presidente.
Faiad, que é um aliado do prefeito emedebista, ocupava o comando do MDB cuiabano até pouco tempo, porém, a Provisória expirou e o jurista se afastou do posto. "Aqui, ficou determinado quando teve a convenção do partido que o MDB aqui ficaria com Emanuel. Não há nada previsto de mudança nesse sentido, isso foi combinado inclusive com o presidente nacional. Eu acredito que seja o Faiad, já havia uma conversa nesse sentido. Para nós, é o melhor. Eu gosto dele, é um cara bacana. Pode ser que seja ele que continue", informou Costa.
No entanto, a recondução de Faiad pode enfrentar resistência por parte da deputada Janaina Riva, secretária geral do MDB no estado, que é uma das responsáveis pela articulação e montagem do diretório emedebista em Cuiabá. Ela é ligada ao presidente estadual do partido, o ex-deputado federal Carlos Bezerra, e representa outra corrente do MDB, considerada "oposição" ao grupo de Emanuel.
Recentemente, o deputado estadual Juca do Guaraná e o vereador Rogério Varanda demonstraram interesse em assumir o cargo de Faiad. Na última semana, Varanda manifestou a vontade de colocar seu nome à apreciação da alta cúpula do MDB, afirmando que seu objetivo era formar uma chapa competitiva de vereadores em que todos tenham igual oportunidade de se tornar vereadores de Cuiabá, sem medos ou receios de entrar para a legenda.
No entanto, por também ser aliado de Emanuel, o vereador não deverá contar com o apoio de Janaina Riva para viabilizar sua candidatura à presidência do Diretório Municipal. Juarez considera válido que representantes da baixada cuiabana entrem na disputa, apesar de avaliar positivamente o nome do advogado Faiad. "Acho que é legal essa disputa, é importante para o partido", resumiu.