Lideranças do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) já estão se articulando para apoiar uma candidatura à prefeitura de Sinop (500 km de Cuiabá) em 2024. Segundo o vice-presidente da agremiação, deputado federal Juarez Costa, o partido vem mantendo conversas tanto com o atual prefeito, Roberto Dorner (Republicanos), quanto com seu vice, Dalton Martini (PL) visando um possível apoio no pleito municipal.
Ainda de acordo com o parlamentar, o MDB não planeja lançar um projeto próprio, pelo menos por enquanto. Acontece que Dalton era filiado ao PTB e deixou a legenda para viabilizar uma candidatura própria na eleição municipal.
Recentemente, ele fez várias críticas a Dorner após a Operação Cartão-Postal, deflagrada em outubro pela Polícia Civil para busca apurar um desvio de R$ 87 milhões na área de saúde do município. Na ocasião, o vice expôs o rompimento com o prefeito, afirmando que casos de corrupção podem levar à prisão. Antes disso, o republicano chegou a comentar em um programa que Martini não trabalhava.
Embora tenha infomado sobre essas conversas, Juarez ressaltou que o MDB, por enquanto, está focado na composição de suas chapas de vereadores e que a decisão sobre qual candidato ganhará o apoio do partido será comunicada apenas março.
Juarez Costa foi prefeito da cidade por dois mandatos e foi derrotado em 2020 por Dorner numa campanha marcada por pesadas acusações. "O MDB está formando a chapa de vereadores. Até agora, o MDB não tem candidato a prefeito e, talvez, consigamos um mais adiante. Mas, por enquanto, o MDB está conversando com os pré-candidatos que estão surgindo. Nós conversamos com Dalton Martini, conversamos com o atual prefeito Roberto Dorner e vamos continuar as conversas até março", afirmou Juarez, nesta terça-feira (28).