21 de Julho de 2019,

Política

A | A

Domingo, 27 de Agosto de 2017, 01h:05 | Atualizado:

DELAÇÃO TSUNAMI

Deputado grava reunião sobre propina e faz chantagem com colegas na AL-MT

Segundo Silval, Daltinho se manteve no mandato ao ameaçar divulgar áudio


Da Redação

DALTINHO-SILVAL.jpg

 

Em sua delação premiada a Procuradoria Geral da República, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) revelou que o deputado estadual Adalto de Freitas Filho, conhecido como “Daltinho” (Solidariedade), gravava reuniões entre os parlamantares nos anos de 2012 e 2013. Nestes encontros na sede do Legislativo, de acordo com Silval, os deputados debatiam como iriam conseguir mais vantagens indevidas no governo do Estado através de chantagens.

Conforme o relato de Silval, Daltinho, que na época era suplente, usava as gravações para chantagear os parlamentares e se manter no exercício do mandato. “Tal reunião foi gravada pelo deputado Adauto de Freitas, vulgo Daltinho, que passou a chantagear os deputados estaduais da época usando tal gravação para manter-se no mandato, pois ele era suplente na época”, diz trecho da delação. 

O delator teve conhecimento da chantagem por meio dos deputados Romoaldo Júnior (PMDB), Mauro Savi (PSB) e do ex-deputado José Riva (sem partido), que comandavam a Assembleia Legislativa no período. Silval também relatou que após uma destas reuniões, os deputados José Riva (sem partido), Mauro Savi, Romoaldo Júnior, Gilmar Fabris (PSD), Baiano Filho (PMDB), Wagner Ramos (PR) e Dilmar Dalbosco (DEM) foram até o Palácio Paiaguás exigindo participações nas obras da Copa do Mundo. Eles informaram que caso não fossem beneficiados, rejeitariam as contas do Governo e criariam dificuldades nas aprovações de leis.

Após as cobranças, Barbosa disse ter passado para alguns dos deputados percentuais de obras, no montante de R$ 400 milhões, do programa MT Integrado. Os parlamentares receberam entre 3% e 4% dos contratos com empreiteiras.

Para isso, o ex-governador declarou que caberia aos deputados negociarem diretamente com os empresários o “retorno”. “No entanto, eles não aceitaram tratar diretamente com os empresários, ficando decidido com os deputados estaduais que o colaborador iria ficar responsável por nomear alguém para receber esse montante de 3% a 4% dos empresários e repassar para os deputados estaduais”, disse Silval.

Na reunião, ficou decidido pelo ex-chefe do executivo que o ex-secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura, Valdísio Viriato, seria responsável por receber o percentual dos empresários. “Ficou estipulado o valor de R$ 600 mil reais por deputado, sendo que Silvio tem uma lista contendo os valores repassados a cada deputado”, explica numa referência ao ex-chefe de gabinete, Sílvio Correa. 

DELAÇÃO

A delação do ex-governador à Procuradoria Geral da República foi homologada pelo ministro Luiz Fux no último dia 9 de agosto. Nesta sexta-feira (25), ele levantou o sigilo dos depoimentos.

Ela envolve deputados estaduais, federais, ex-secretários, senadores e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP). O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apontou o ministro como o líder da organização criminosa.

daltinho-chantagem.jpg

 

Postar um novo comentário

Comentários (27)

  • Valdir | Segunda-Feira, 28 de Agosto de 2017, 11h31
    0
    1

    Os cara faz as cagadas deles la e ai o Dep.Dautinho e quem paga o pato kkkkkk e PA acaba mesmo viu kkk agora se vc fica sabendo de uma corrupção você é obrigado a ficar calado se não é chantagem kkkkk Deputado Adalto tem meu apoio conheço muito bem como era o ninho de cobra que era aquela assembléia lá no tempo do Riva

  • Valdir | Segunda-Feira, 28 de Agosto de 2017, 11h30
    0
    1

    Os cara faz as cagadas deles la e ai o Dep.Dautinho e quem paga o pato kkkkkk e PA acaba mesmo viu kkk agora se vc fica sabendo de uma corrupção você é obrigado a ficar calado se não é chantagem kkkkk Deputado Adalto tem meu apoio conheço muito bem como era o ninho de cobra que era aquela assembléia lá no tempo do Riva

  • Tucano Tranquilo | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 23h14
    2
    0

    Eu se fosse esse pessoal citado aí eu me filiava correndo no PSDB para garantir a impunidade, senão é capaz de sobrar pea eles.

  • jose | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 20h50
    1
    0

    Esse Daltinho é terrível!!! o povo da Barra do Garças só fala mal desse deputado!!! descrédito total!!! tem que aproveitar esse fim de mandato porque loguinho sai da política!!!

  • Marcio de Natal | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 19h02
    7
    0

    A galera da Al-MT esta preocupado é com a delação do JOSÉ RIVA kkkkk essa vai derrubar todo mundo kkkkk

  • Maria aparecida | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 19h01
    3
    0

    Eu queria ser responsável por servir alimentação pra esses canalha ai tinha certeza que fazia uma reforma politica quero ver o. Quanto o furaram e bom.

  • LULA | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 18h26
    5
    0

    e vai fundo que só numa vez pegou 500. mil

  • Edmilson Antonio Alves de Souza | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 14h20
    10
    0

    O dinheiro clama por manobras ilícitas. Todos arrolados em malandragens dos cofres públicos, são homens, chefes de família enfins, dotados de responsabilidades, agora, o que mudam suas concepções é a certeza da impunidade. Creio eu, ROUBOU, perde automaticamente o mandato, tem salários suspensos automaticamente e sem qualquer defesa junto a OAB. Aí eu queria ver Deputado, senador, governador voltar para o cabo da enxada.

  • Cangancha | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 13h34
    7
    1

    E WILSON SANTOS, cade o video dele tb kkk

  • Hugo | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 11h55
    12
    0

    Sobrou alguém honesto??🤔🤔🤔

  • Zaqueu | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 10h57
    15
    0

    Vivaaaaa!!! Agora apareceu o nome Savi. Sera q essas investigacoes chegam a prefeitura do municipio de Sorriso??? Vamos rezar q sim...e que façam um limpa nesse municipio. O povo sera muito grato.

  • neide | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 10h25
    10
    1

    E deputados. E dilmar com seus olhoes....

  • Carlos | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 10h23
    21
    3

    Na verdade, o Blairo e Silval foram os governos de pior na história deste estado. Se instalou uma quadrilha cujo objetivo era roubar. E pior, com a leniência dos órgãos de fiscalização de Mato Grosso, todos, sem exceção, inclusive, o ministério público, já que o TCE todos conhecem

  • lavrador | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 10h15
    19
    0

    ESSE DALTINHO É DE FAZER DÓ.....NÃO SE ENXERGA. NÃO TEM VOTO, MESMO COM TODO DINHEIRO QUE TEM NÃO CONSEGUE SE ELEGER NEM DEPUTADO, ENTÃO PARTE PARA ESSE TIPO DE MECANISMO, DIGNO DE MÁFIA. FALO SÓ UMA COISA, TAQUES, FAMÍLIA MAGGI, FAVARO, MENDES, PINHEIRO, E CIA ESTÃO NA LAMA. LEIAM O TÓPICO DA DELAÇÃO SOBRE AS PCHs E PENSEM UM POQUINHO PORQUE O ERAI MAGGI TEM TANTAS PCHs NO ESTADO, RAMO COM O QUAL NUNCA TEVE TRADIÇÃO......ESSA DELAÇÃO VAI FICAR REGISTRADA COMO MODELO DE QUE, QUANDO SE FALA, É PRECISO APRESENTAR PROVAS. O SILVAL FEZ ISSO DE FORMA CLARA, SE REENCONTROU COM A VERDADE. NÃO É PEÇA DE FICÇÃO COMO AQUELE LIXO DA JBS, É ALGO CONCRETO QUE A GENTE Vê NO DIA DIA. AHHHHHHHHH SÓ ESPERO QUE A DELAÇÃO DO RIVA VENHA A TEMPO, VAI SER O RECOMEÇO OU O FIM DO ESTADO.

  • Bird | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 09h18
    12
    0

    Sso filhos de umas putas como estes que prejudicam nosso Pais ir pra frente prejudicando aprovacao de projetos que e de interesse para populacao com intuito de favorecimento proprio raca infame

  • Uma dúvida! | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 09h08
    22
    1

    Perguntar não ofende..esses deputados...a turma que se reelegeu não está toda na "base de sustentação" de PEDRO TAQUES na Assembléia? Porque PEDRO TAQUES não dá entrevista indignada esculhambando MAURO SAVI, BAIANO FILHO, GILMAR FABRIS, DILMAR DAL'BOSCO E WAGNER RAMOS do mesmo jeito que ele fala do Silval Barbosa?! Porque PEDRO TAQUES não fala de AÉCIO NEVES e MICHEL TEMER, os homens das malas cheias de dinheiro, do mesmo jeito que ele fala de Lula e Dilma? Será que PEDRO TAQUES seria um HIPÓCRITA? Um FALSO MORALISTA? Um INDIGNADO SELETIVO que poupa os seus quando eles são acusados? Não creio que ele seria isso...será?!

  • Poconeano | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 08h52
    21
    0

    Porque nenhum jornal não tocou no assunto sobre o Roberto França?

  • Maria José | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 08h48
    11
    0

    É de dar náuseas!! Que absurdo esses bando de ratos de esgoto! Coloca esse bando na cadeia, é ser muito baixo podre, a sociedade não pode eleger esses canalhas patifes, haaa como eu quero encontrar eles nas próximas eleições me pedido voto vai ser a oportunidade de falar na cara deles todos seus podres.

  • AECIO HISTORIADOR | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 08h40
    12
    0

    Isso sempre aconteceu naquela casa de leis.

  • LUNETA | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 07h43
    9
    0

    É REPUGNANTE LER ESSAS TRAMAS SÓRDIDAS DAQUELES QUE FORAM ELEITOS PELO POVO. É DE REVIRAR O ESTÔMAGO.

  • Ilze | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 07h16
    10
    0

    Beleza, agora está confirmado mesmo. Temos na AL uma réplica da Cosa Nostra. Autoridades e excelências. Diz que! Pintam e bordam, urdem e tecem e o tal do MP, o tal do TJ nem aí. Estamos na pic..do saci. Coitados de nos!

  • MT | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 07h09
    16
    0

    Agora é ladrão derrubando ladrão!!! Espero que MT tenha um reforma política...

  • Silvana Loureiro | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 06h21
    12
    1

    AGORA O BANDIDINHO DO DILMAR DAL BOSCO EH LIDER DO GOVERNO TAQUES..KKKKKK

  • Henrique Lopes | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 05h59
    9
    2

    Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão. Eles se merecem.

  • Ex- eleitor de Taques | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 05h11
    14
    1

    Parece que um dos nomes citados dos deputados que foram ao Palácio exigir propina porque senão criariam problemas é o Líder do Governador atual nê??? Todos os citados nesta lista estão na base de apoio do Governador atual eu pergunto isto é transformação?Portanto, transformação tem que ser feita em 2018, fazendo uma faxina geral e não reelegendo ninguém a começar pelo Pedro Taques....

  • Joao do porrete | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 04h24
    13
    0

    BARRA DO GARÇAS CONHECE MUITO BEM ESSE MELIANTE SAFADO CAIU A CASA TAMBÉM ESSE DALTINHO PENSA NUM MALA SEM ALÇA PQP

  • Carlos | Domingo, 27 de Agosto de 2017, 04h22
    15
    0

    ISSO TODO MUNDO NO MATO GROSSO SABE QUEM ERA BLAIRO ANTES DA POLÍTICA E DEPOIS DA POLÍTICA ENTROU QUEBRADO E ESTAR ATÉ COM UM BANCO CENTRAL DA AMAGGI EM CUIABA PQP PRECISAVA EXISTIR MAIS UNS 5 SILVAL PRA SER MACHO E ABRIR A BOCA O ARCANJO NÃO FALOU NADA PENA !!!!

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS