Política Quarta-Feira, 19 de Março de 2025, 21h:25 | Atualizado:

Quarta-Feira, 19 de Março de 2025, 21h:25 | Atualizado:

POLÊMICA

Deputado insiste em câmeras em PMs

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

 

wilsonsantos-deputado.JPG

 

Com o objetivo de garantir maior transparência e segurança na atuação dos policiais militares, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) destacou o avanço do uso de câmeras nas fardas dos profissionais de segurança pública em âmbito nacional. Embora o Projeto de Lei n.° 213/2023, de sua autoria, tenha sido retirado de pauta, o parlamentar propôs a realização de uma audiência pública, no segundo semestre deste ano, para debater amplamente o tema com todas as forças de segurança de Mato Grosso. Wilson Santos integra a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Em discurso na tribuna, o deputado mencionou uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, nesta quarta-feira (19), que aborda a expansão do uso de câmeras corporais por militares em diversos estados brasileiros. “Essa é uma luta que venho travando há muitos anos nesta Casa de Leis, neste estado de Mato Grosso, e que, finalmente, começa a se concretizar em nível nacional. Há uma frase que eu gosto muito: 'nada é mais forte do que quando chega o tempo de uma ideia’. Digo isso aos colegas deputados em relação às câmeras nas fardas dos policiais do Brasil”, afirmou.

Segundo a publicação intitulada “Quanto mais câmeras em fardas da PM, melhor”, há uma alta adesão de estados brasileiros ao programa federal que utiliza essa tecnologia para reduzir e controlar abusos de força policial durante operações, atuações ostensivas e abordagens a presos. Ao todo, 20 estados e o Distrito Federal solicitaram adesão ao Projeto Nacional de Câmeras Corporais do Ministério da Justiça, que prevê a aquisição de 52.558 equipamentos para serem utilizados pelos agentes da Polícia Militar.

No entanto, Mato Grosso, assim como os estados de São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Paraná, ainda não manifestaram interesse no projeto. “Com a câmera, o policial sabe que está sendo monitorado. Ele não exagera e não excede. Sua função é realizar a prisão e cumprir a ordem judicial e cabe ao Ministério Público acatar ou não determinada denúncia. Há casos esporádicos e exceções, como o de um policial afastado pela Justiça após executar um despejo sem ordem judicial no município de Novo Mundo. No episódio, uma defensora pública recém-empossada acompanhava a situação e acabou sendo agredida por esse militar”, exemplificou Wilson Santos.





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • Bruno sem noção

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 09h19
  • Tu é um baita de um chupa pissa! Olha como são as leis nos EUA! Lá, basta um cidadão de bem desobedecer uma ordem de levantar as mãos que o policial tem carta branca para meter bala! Aqui no Brasil, tem promotor e juíz falando que o policial só pode atirar se for alvejado primeiro! Aliás, sugiro que você instale câmeras escondidas no teu quarto pra ver a supresa que tua esposa tá te dando!
    1
    2



  • Cuiabano

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 06h40
  • Não foi esse deputado que a justiça determinou que devolvesse 10 milhões ?
    7
    2



  • Tonho

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 05h43
  • Lamentável a insistência desse deputado pra proteger bandidos(e ele pôs sua assessoria pra dar negativo nos comentários).
    5
    3



  • Bruno

    Quarta-Feira, 19 de Março de 2025, 23h09
  • Todos os policiais de Lós Angeles e Nova Iorque usam câmera na farda quando estão na rua, há anos. Mas, os políticos da direita são contra e atrasam o país. Qual policial que atende várias ocorrências, todo mês, vai se lembrar de algum detalhe que houve 5 anos atrás, quando perguntado num julgamento? O video armazenado corretamente, continuará idêntico ao do dia do evento, com todos os detalhes
    4
    6



  • Conservador

    Quarta-Feira, 19 de Março de 2025, 22h19
  • Ele é da escola de Leonel Brizola, que proibiu a polícia de subir os morros do Rio de Janeiro e hoje o caos se instalou por lá.
    11
    7



  • Gilberto Boesing

    Quarta-Feira, 19 de Março de 2025, 22h03
  • Põe câmeras nas roupas dos teus amigos bandidos, duvido que diminuiria a criminalidade, se orienta, tanto tempo de deputado e nunca serviu para nada...
    10
    8











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet